logo pro blog

13 de set. de 2008

10K NIGHT SUDOESTE

É uma verdade que gosto de multi-disciplinaridade, acredito que quanto mais atividades eu me expor e experimentar o funcionamento do meu corpo, mais eu vou me conhecer.

Não tenho intuito de ser um campeão mundial, e nem a inocência de acreditar que vou ser sem um treino dedicado que meu estilo de vida não me permite, responsabilidades, trabalho, é muito tarde para começar uma vida de atleta competidor, então isso abre portas para eu experimentar várias coisas sem ambição, levado apenas pelo prazer de participar, e me divertir.

Participei este sábado de uma "mini-maratona" de 10km em um bairro de Brasília chamado Sudoeste. Que seria uma prova bem organizada com camisetas térmicas, lanches, massagem, chip para marcação do tempo do competidor na corrida. Enfim, parecia uma boa prova para me aventurar em algo diferente.

Sei que nunca treinei para esse tipo de prova, sempre corri apenas 4 ou 6km, tentando manter um ritmo forte e firme gastando o gás nesses 4 ou 6km. A pouco mais de 1 mês fui correr, e resolvi experimentar a volta de 10km, meio receoso fui controlando bem o gás, e acabei me surpreendendo com um tempo razoavelmente bom, mesmo levando em conta que o chão quente e as pedrinhas matavam meu pé. Mas a sensação de saber que era capaz de correr esses 10km abriram um novo reconhecimento do meu condicionamento físico, o que me deixou bem feliz.

Sendo assim, quando a sofia me convidou para participar dessa prova, decidi que não faria os 5k junto com ela, e sim faria os 10k completos da prova, já sabendo que conseguiria no minimo, terminar a corrida mesmo que morto.

Hoje então percorri um percurso de 10k durante parte da noite do sudoeste, com uma sensação nova, em um lugar diferente e sem nenhuma preocupação a não ser colocar um pé na frente do outro.

Durante uma prova desse tipo, onde existem prêmios para os primeiros colocados e muita gente que vive disso bem treinada vai participar, a única ambição de se participar é finalizar a prova, o que torna tudo mais divertido, e empolgante.

Acostumado a correr sozinho e sem ninguém por perto, correr com quase 2000 mil pessoas acaba trazendo uma perspectiva diferente de tudo aquilo, do simples ato de correr. De início me deixei levar pela empolgação e gastei muito gás nos 5 primeiros quilômetros, tendo que controlar bem o gás na outra metade da prova, quando desencanei, e resolvi seguir meu ritmo, e ficar numa boa.

De final, foi uma experiência bem bacana, assim como quando participei do campeonato brasiliense de taekwondo você estar num ambiente onde todas as pessoas tem um único foco, e estão ali para dar o seu melhor, independente de ganhar ou perder, te ensina muitas coisas sobre os seus próprios valores. Ainda não sou muito fã de competições até porque me esforcei muito para me tornar uma pessoa cada vez menos competitiva, e não pretendo voltar atrás disso. Mas participar de competições sempre te levam a empurrar sua vontade um pouco mais, e se conhecer melhor.

c'a lads!

2 comentários:

Ícaro Iasbeck disse...

Ganho medalha? :D
fico em que posição?

Mauricio disse...

pow mano q massa!!!Deve ter sido realmente uma boa experiência!!!