logo pro blog

13 de jun. de 2007

Fitness moderno x Old School

Me meti nos ultimos dias em varias discussões sobre Parkour x Ed. Fisica Moderna as vezes acho que muita gente não compreendeu o ponto que quero chegar quando critico a associação das duas coisas, mas vou tentar falar um pouco do meu PONTO DE VISTA (nada aqui é cientifico baby). então la vamos nós


Fitness Moderno x Old School

Você acha que existe alguma diferença na maneira que nos exercitamos atualmente, e a na maneira que isso era feita a 80 anos atras? se sua resposta foi "claro que não" você acaba de cometer o primeiro equivoco. vamos começar comparando os locais de treinamento.

Academia padrão moderna
como as que encontramos por ai

New York Sports Center 1927
O Engraçado é que se eu perguntar pra QUALQUER um dos meus amigos de Parkour, em qual lugar eles preferiam treinar, eles iriam dizer que na academia antiga.

Na academia moderna você pode ver uma quantidade enorme de aparelhos especializados para musculos especificos, onde se você não consegue executar, você diminui o peso, poe uma compensação e ta valendo, o musculo exercita, você sai com o peito biceps, e triceps durinho da academia e na hora de empurrar seu carro liga pro mecanico ajudar porque o carro ta pesado demais. ai está onde eu vejo o Primeiro problema do Fitness moderno de academia, ESTÉTICA CORPORAL.

O grande foco das academias hoje é simplesmente pruduzir caixas, ou seja você poe uma guria flacida, ai poe uma serie que faça localizado, coxa, posterir, panturrilha, gluteos, ai na hora da parte superior só um pouco de peito e costas, e as vezes triceps, pra não deixar o musculo flacido balançando na hora do tchau, tudo 3x12, 70% da carga, abdominal 3x15, e 30 minutos de esteira. se você ja frequentou uma academia sabe que é mais ou menos assim. Para os homens normalmente é um pouquinho diferente, mas segue o mesmo padrão focando em deixar a caixa bonita.

O Segundo problema que vejo no fitness moderno é o proprio ser humano preguiçoso. Um fato é, o ser humano ODEIA ser desafiado, e se não consegue fazer alguma coisa, desiste.
Comecei a pesquisar sobre as diferenças nos métodos de exercicios atuais quando estava pesquisando sobre o historico do muscle-up(o famoso planche).


vou traduzir um pouco de um dos artigos que eu achei:

"E se eu te contasse que existe um exercicio para parte superior do corpo que reina supremo? Você provavelmente ja ouviu essa antes. Mas é verdade, existe um exercicio que faz tudo isso. Tente e adivinhe se é a barra(pullup) ou a Paralela(dips) ? Errado, São ambos. Um Muscle-up é uma barra imediatamente seguido de uma paralela. E inclui uma dificil transição no meio dos dois que faz este exercicio melhor do que apenas uma das partes. Se é funcional? Pode apostar. O muscle-up é puramente a força de escalada do Tarzan, você consegue imaginar o rei da selva treinando puxadas e empurradas de triceps em maquinas? De forma alguma, deixe o "Tonificada e em forma" para a Jane.

O Muscle-up é uma verdadeira joia escondida. Você as vezes ouve sobre ele, mas raramente ouve sobre alguem fazendo isso. Porque? Primeiro porque a massa do fitness não gosta de ser desafiada. O muscle up requer paciencia, e dedicação para masterizar. Segundo, eles precisam de argolas (pode ser executado numa barra mas é um pouco diferente e mais dificil) e argolas não faz parte das academias desde o começo do seculo..."

Nas academias antigas, como você pode ver na fato, existiam espaldares, escadas que balançam, cordas, argolas, barras, postes obstaculos para treinar as pernas com saltos, e até as extintas kettlebell que no brasil ninguem nem faz ideia do que se trata, que são otimos para qualquer tipo de treinamento com peso extra. e o maior detalhe de todos, espelhos, ninguem ia la pra se olhar no espelho, durante o treino não é hora de se olhar no espelho.

Obviamente estou falando sobre um aspecto especifico da educação fisica moderna, tirando a parte dos atletas de elite, e outra historia, estou falando do treinamento que a maioria dos humanos comuns tem acesso. E antes que vocês achem que estou sendo chato e preconceituoso, meu sonho É cursar educação fisica na faculdade, conhecimento é sempre bom principalmente sobre o funcionamento do corpo. Mas novamente acredito que existem coisas que não são mais como eram antigamente.

E você prefere ficar na maquininha, ou subir na barra?


"Nós queremos ser fortes, não parecer fortes" gym jones




6 comentários:

Anônimo disse...

Quero uma academia dessas de New York pra mim...

O "engraçado" das academias modernas é que ela refletem exatamente a involução humana. As pessoas estão cada dia mais preguiçosas e obesas, um cúmulo! Ao invés de nos tornarmos um povo mais forte, estamos ficanda cada vez mais fracos e dependentes.

Gustavo (Yue) disse...

eu não sei falar o que é melhor
mas no caso optei pela de new york mesmo :P

aos poucos, mais forte ;)

Arteba disse...

bieeenn!
...as pessoas normais preferem a academia moderna porque é a unica coisa que elas conhecem. Acham que são os moderninhos mas na verdade usam viseiras de cavalo.

Anônimo disse...

Uma boa parcela das pessoas que vão para as academias modernas, são playboy que quer parecer forte para pegar a mulherada. A maioria é priguiçosa, e ao invés de fazer o exercicio corretamente fica inrolando pra falar que fez e acha que tá forte. Esse aspecto de enrolar não se ve no treinamento mais antigo pois as pessoas la querem ficar cada vez mais forte, aumentar a quantidade de cada série e então ficar realmente forte... coisa que não acontece com as pessoas das academias normais

Muito bom texto

Anônimo disse...

outra coisa que estava esquecendo...

os exercicios localizados só tem a funçao de deichar o cara em "forma" não se preocupam se o cara vai ficar forte, querem malhar aqueles musculo visiveis, ter a barriga de tanquinho... e não um exercicio que tah fortalecendo um monte de musculo realmente importante que é ecencial para se ter força...
um belo exemplo é sobre o carro citado no texto, um cara que vai na academia sabe correr, e fazer abdominalm, agora na hora de empurrar o carro que ele vai precisar de ser realmente forte ele não consegue, pois ele não exercitou aquele musculo pois não vai deichar ele mais "sarado", pra pegar as mulheres... agora o cara que faz o treino fisico faz fario exercicios que exigem o mesmo musculo o deichando capacitado para empurar o carro sozinho se necesario, e ai você tem que se esforçar pra conseguir, não pode simplismente ir lá e tirar o motor do carro para dminuir o peso...

hum... espero que concordem comigo

Anônimo disse...

eu preferiria a academia antiga de new york mesmo afinal meu objetivo é fortalecer todo o meu corpo da melhor forma possivel e todos concordam q ela seria a melhor... Eu acho q uma pessoa q treinasse 5 anos na academia moderna não faria nem metade do q uma q treinasse 5 anos na academia antiga.