logo pro blog

13 de jul. de 2009

Mixed Martial Arts for Dummies pt.1

Faz muito tempo que não penso em algo consideravelmente interessante para postar aqui, e encher isso aqui de posts sobre meus momentos de desanimo também não é interessante. Caminhando pra casa e revisando algumas coisas sobre meus últimos treinos de taekwondo, jiu-jitsu e MMA, acabei pensando como as pessoas ainda não entendem sobre MMA e como ainda existe um preconceito enorme sobre o esporte que está para se tornar um dos mais populares do mundo.

Originalmente Brasileiro e chamado de Vale Tudo, Termo utilizado pela primeira vez no

programa de TV da década de 60 Heróis do Ringue, Vale Tudo realizava desafios de lutas de lutadores de Jiu-Jitsu (Gracie, Barreto e outros) contra desafiantes de artes como Catch as Catch Can (Wrestling), Capoeira, Taekwondo e até lutadores de rua.

Levado para os estados unidos pelo m

embro da família Gracie, Rorion, o Vale Tudo ganhou um novo trabalho de marketing e surgiu o UFC (Ultimate Fighting Championship), inicialmente as regras não incluíam um nível de segurança mínimo, resultando em lutadores lesionados quase fatalmente.

Muito mudou dos dias do Vale Tudo da década de 20 no rio de janeiro, até o MMA de hoje em dia, não se vale mais tudo, e as regras favorecem a integridade do lutador. As lutas se tornaram espetáculos com milhões de arrecadação por evento, gerando fortunas. Os lutadores são quase tão bem pagos como os jogadores de futebol famosos, e acabou tomando o lugar das lutas de boxe nos cassinos de Las Vegas.

Depois da queda de popularidade do UFC, torneios como o Pride e o K1 se tornaram referencias no mundo do MMA, os maiores lutadores da atualidade saíram desses ringues, e depois do retorno do UFC (ler sobre Dana White) quase todos acabaram migrando para essa competição, alguns outros passaram a lutar no Affliction (o nome dado apos a compra dos direitos do Pride pelos americanos).

Existem atualmente inúmeros eventos de MMA cada um com alguma particularidade especifica, mas quase todos englobam um conjunto de regras em comum como utilização de luvas de 6 onças, e a não utilização de golpes baixos (chute no saco, dedo no olho, mordida).


No MMA as lutas podem ser vencidas por Knockout (Golpe certeiro desacordando o adversário), 2 Batidinhas de desistência (em qualquer momento da luta, duas batidinhas significa desistência, normalmente utilizado durante alguma chave, ou estrangulamento), Decisão dos juízes (em caso do termino do tempo, os juízes decidem por pontos quem é o vencedor), e por intervenção do juiz (um juiz pode parar a luta no momento que achar que um lutador está sem reação, podendo não ter sido nocauteado, mas para preservar a integridade do lutador).

(fim da parte 1)

Um comentário:

Pedro disse...

Não sabia que você tava treinando MMA Betão

Vamos fazer uma trocação um dia desses ( medo )