logo pro blog

1 de nov. de 2006

Estrategia, consciencia, ação.

A pouco mais de duas semana vinha sentido meu ritimo de luta caindo um pouco, acertando menos contra-golpes, ficando mais perdido dentro das lutas, essa semana resolvi sentar e analisar o ponto do problema. E descobri que era tudo questão de estrategia.

Parei pra ler e reler novamente alguns textos sobre estrategia marcial, e o "TAO DO JEET KUNE DO" voltou pra dentro da mochila. Na quinta-feira lutei as 3 aulas seguidas, e consegui analisar bastante o nucleo do problema.
Conforme eu tinha traçado uma estrategia "padrão" que funcionava, eu parei de trocar de estrategia durante as lutas, então minhas entradas, e meus contra-ataques ja estavam ficando velhos. Eu não pensava mais, simplesmente atacava, ou contra-atacava, e sempre da mesma forma. Depois de ler um bocado desde quinta, cheguei novamente com minha mente limpa e pronto pra modificar a estrategia dependendo do jeito que o adversario luta, não eu.


Lembrei de algumas regras de finta, quebra de padroes (fintar algumas vezes iguais e uma bem diferente, fazendo o adversario atacar conforme você contro-la, e pegando-o desprevinido). Usando golpes menos convencionais, eu conseguia pegar as pessoas de surpresa, usando chutes duplos, seguidos ou alternados. ontem fiz otimas lutas e as 3 aulas que fiz foram otimas.

É interessante ver que principios são esquecido conforme se acostuma com uma determinada situação, realmente acredito que devo renovar cada vez mais minhas técnicas e minha condição, e ainda sim, estudar muito sobre estrategia que é nisso que se faz a diferença.

Meu principal objetivo agora é fazer os movimentos mais complexos (chutes do taekwondo, e movimentos do parkour) se tornarem tão naturais, como um simples reflexo do corpo, sem pensar, sem precisar entender, simplesmente fazer.

2 comentários:

Gustavo (Yue) disse...

é interessante essa questão da estratégia.
Acho engraçado, aquelas paradas de sombra. Acho que é possível ser real, mas nao sei até que ponto isso seria eficiente.
Nao sei se é o termo correto, mas digo sombra, você imitar o estilo do adversário. Acho que tem isso em vários filmes manjados hauhauuaha.
Mas é interessante, pois o adversário deveria ficar meio assustado em se ver no espelho.

Agora estratégia é o que há. O grande tchan da coisa é pegar o adversário desprevenido...
Nerdisticamente falando ahauuhuaaa é que nem no cavaleiros do zodíaco :P você nao pode aplicar o mesmo golpe 2x ;)

essa visão da luta, eu acho muito foda. Sacar como o cara luta, e ver a melhor forma de derubar a estratégia do cara.

Esse lance de ter a mente aberta, sacar as paradas e tal. Creio eu que seja o grande fruto da experiência e da ousadia.

mas botei fé velho :)
continue

Luiz Gustavo disse...

muito bom gafanhoto!

no entanto o lance maior da estrategia e torna-la natural, como vc falou dos movimentos, nao deve haver uma estrategia especifica, mas sim uma reacao natural ao ataque ou acao do adversario, assim vc adapta-se a situacao e coloca cada tecnica da maneira mais fluida possivel, sem forcar tecnica alguma...

aproveitar as brechas do adversario seria como aproveitar as possibilidades do obstaculo, nao precisa pensar, apenas fazer, seja um moviemnto do Parkour ou um ataque/defesa :)

bem bom o teu blog :)