logo pro blog

4 de mai. de 2007

Muay Thai



Eu depois de muito estudar, treinar alguns elementos sozinhos, tive meu primeiro treino "oficial" de muay thai, com pessoas que lutam muay thai a alguns anos.

"มวยไทย - มวย = Muay =arte e ไทย = Thai = livre ou Pertencente a Tailândia) é também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailândia. Esta Arte Marcial foi criada há mais de mil anos, e é considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo."
É conhecido como "A Ciência dos Oito membros", pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com as pernas e os punhos.Uma luta que além de ter socos e chutes devastadores, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. Considerado hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e auto-confiança."


Uma coisa não tenho como descordar, Muay Thai é uma das artes de contato mais eficientes, violentas e agressivas que ja conheci. Senti muita diferença das técnicas pro que eu venho acostumado a treinar, no caso, O Taekwondo.
Como costumo dizer sobre o Taekwondo, que muitas das técnicas eu jamais usaria em uma situação de combate real, o muay thai tras golpes bastante contundentes, por não se importar muito com a forma do chute. Uma das coisas que mas me chamou atenção foi treinar segurar a perna do adversario durante um chute e golpea-lo ainda segurando a perna, isso foi uma das coisas mais "situação real" que ja vi ser treinado em uma arte marcial.
Fiquei muito surpreso quando descobri que eles usam uma base fixa, geralmente com a perna forte atras, sempre aprendi a ser disforme, não fazer distinção de qual perna esta na frente ou atras, afinal, eu tenho duas pernas. Mas diferente do TKD, no MT eles costumam sair dos golpes então não se importam muito em esquiva e essas coisas, uma coisa é clara, eles sabem aguentar porrada! venho treinando muito pra me sentir indiferente a pancadas, tranformar cada dor em força pra entrar, no esquema "levou, bate de volta".

Fiquei bem contente que apesar de não ser minha especialidade, meus socos não são ruins, e consegui me sair bem durante as duas lutinhas que fiz de leve com eles, obviamente eles treinam a anos, e seria um milagre se meu jogo de mão fosse melhor que o deles, senti que meus treinos de boxe e meus estudos com técnicas de muay thai se sairam bem, pretendo treinar com o Ian mais vezes e aprender mais sobre essa arte marcial incrivel.

Back to the roots,

Apesar de me sentir bastante deslumbrado com o Muay Thai, eu realmente sinto isso cada vez que vejo ou participo de um treino outra arte marcial, como aconteceu com as outras artes que visitei esse ano, toda vez que saio da academia sinto vontade de treinar meu bom e velho taekwondo. Acredito que todas as artes tem seu ponto forte, não acredito que o taekwondo seja ineficiente em situações reais, tudo depende da consciencia do lutador e do seu treino. Uma vez ouvi um cara falar: "Você treina se você errado, faz errado, na hora que precisar pra vida, não vai saber fazer" ou algo parecido. Isso ele se referia ao povo que treinava apenas chutes totalmente estéticos em sparrings de taekwondo, e diziam "só faço isso no treino, na vida real claro que não vou fazer isso", mas se não treinar o que funciona... como vai ser né ?

Enfim, antes que todos achem que estou prestes a trocar o taekwondo pelo muay thai, continuo taekwondista de alma :D, mas o bom lutador sabe aprender tudo de todas as artes e adaptar ao seu treino. só preciso aprender jiu jitsu :(.

Abraços

7 comentários:

Gustavo (Yue) disse...

hehehehe como diria
"o baguio é porradeiro pra caralho"
UAhUAhUahuA

Unica coisa que vi de MT, doi o filme Ong Back(assim que escreve?). Mas alguém me disse que o filme não é la aquelas coisas...

Uma x no desenho do Street Fighter(anos atras...), vi uns ninjas que usavam os joelhos e cotovelos.

Eu acho essa forma de porrada meio estranha, sei lá, cotovelo e joelho nem tem músculo direito, dá impressão que ferra tudo as articulações essas porradas...

Tem algum videozinho massa? posta ae depois para ter uma idéia melhor da luta ;)

Tambem acho que é importante saber vários estilos de luta. Acho que cada arte de defesa, tem mais ou menos um objetivo principal...

Agora Jiu Jitsu hehehehe, to fora :P
Eu quero ver se volto para o tkd, dependendo de como as coisas estiverem, mês que vem. mas vai depender do nivel de atividade que eu tiver... ultimamente as coisas da faculdade estão fervendo :-O
quero fazer pelo menos as partes de defesa pessoal :)

falows cara ;)

Sofia Magalhães disse...

amor, a gente já pratica jiu jitsu.
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=16579146360670867196&pid=3

Anônimo disse...

Iae Soil... sobre ser eficiente em situações reais.. já dizia meu professor de Kung Fu: "Não é a arte que faz o lutador, é o lutador que faz a arte."

Se tu treinar direito e se esforçar tu fará a arte que pratica ser eficaz.

E Muay Thai realmente, é MUITO eficiente e violento, uma ótima arte marcial, ams é claro que a maioria que se tem de muay thai aqui no Brasil não é arte, é luta (o velho problema do modo que foi introduzido.. lebra alguma disciplina que conheço)

Ian Ludgero disse...

"Eu acho essa forma de porrada meio estranha, sei lá, cotovelo e joelho nem tem músculo direito, dá impressão que ferra tudo as articulações essas porradas..."

Pelo contrario. Essa sãos as partes mais fortes! Acredite!
huauhauhahuahuahuauhahu

É verdade. Hoje em dia você tem que ser completo em tudo, Já foi o tempo que o Royce ganhava o UFC só pelo Jiu Jitsu.

Hoje em dia no mundo do MMA sabe Chão e todo mundo sabe trocar em pé também.

Beto é quase um Boxer!
huahuahuahuahuahuhuauauauha

E Você já sabe, quando quiser ir treinar JJ é só aparecer lá, assim como Muay Thai.

Ahhh.
Já to recuperado.

Já fiz um Planche direto!

E terça feira eu volto a treinar!

ahuhuahuahuahuahuahu

Abraço!

Anônimo disse...

Quando eu crescer quero aprender a bater no Beto. Fazer uma lutinha estilo Neo e Morfeus.... so tentando entrar com um soco. kkkk

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog.

Confira também www.arenathai.blogspot.com

Vídeos, fotos, textos, dicas, links, curiosidades e outras informações sobre Muay Thai.

Anônimo disse...

e ae beto..

cara, eu treinava Muay antes do PK..
mas rompi meus ligamentos do tornozelo direito, dae desencanei..
mas gosto muito..
a gnt pode trocar um dia desses..
ajehajhejehajeh...

treinava com uns caras do TKD, era sinistro..

texto legal..
abs.