logo pro blog

10 de mai. de 2007

Tracer?

Estava assistindo a reportagemd o Multishow com o "Le Parkour Brasil" e o grupo la do rio de janeiro. As vezes não sei se caio na gargalhada ou se começo a chorar...

A Reportagem mostra cenas espalhafatosas e saltos dignos de video-cassetadas do rio de janeiro, mesclado com alguns videos bem interessantes de são paulo, inclusive um saut de bras impressionante do Bisão. Conversa vai conversa vem fiquei meio curioso com uma coisa.

Qual a imagem que as pessoas que treinam Parkour querem passar sobre suas ações e suas personalidades?
Por volta de uns dois anos atras, um amigo que treinva com a gente fazia kung fu, logo bem na epoca em que o Parkour explodiu em Brasilia, e ele um dia me contou varias pessoas na academia ja treinavam parkour, e que viviam machucados, sendo assim o professor, proibiu que os alunos dele treinassem Parkour pois era uma pratica completamente perigosa e comprometedora para a integridade fisica.
Na maioria dos lugares não foram diferentes, pessoas vieram das artes marciais para o Parkour atraidos pelo seu vigor fisico e sua agilidade, mas como o parkour sempre foi muito complexo quando divulgado, se tornava uma coisa "radical" e "alucinante", na maioria das vezes soando como irresponsavel. e foi o que acabei vendo na reportagem do Multishow, ressalva a parte de são paulo, que como todos sabem não morremos de amor uns pelos outros, mas mostrou superioridade total não só no quesito técnico, quanto na questão moral da historia.
O grupo do rio, que como vou falar mal, prefiro não identifica-los, além de contradizer tudo que foi dito em são paulo, mostra uma visão muito comercial e "radical" do Parkour, e foi possivel no ver video, muitas vezes praticantes colocando sua saude em risco, e nenhum vigor fisico.

Uma das duas coisas mais gritantes foi o fato de dizer que o investimento inicial para se treinar Parkour é de 200 reais?! MEU DEUS! isso é loucura? como alguem que diz conhecer Parkour tem um "pronunciamento" desses? e as munhequeiras obrigatorias? me desculpe gente, usar por gosto tudo bem, mas dizer que é essencial?

Voltando novamente a ideia que me levou a escrever esse post, é basicamente o que você que treina Parkour, passa adiante sobre sua disciplina? você realmente aprende algo treinando? ou treina pra ser descolado com os amigos da escola?
Quando voltei pro taekwondo ano passado, quando conheci o professor, ele me perguntou se eu fazia alguma atividade fisica, se tinha facilidade motora e tudo mais, falei que fazia parkour, e ele me perguntou se eu saia na rua pulando as coisas feito doido. Não me sinto nem no direito de ficar com raiva, porque é realmente essa a visão que as pessoas estão tendo do Parkour. Decidi então que meu objetivo ia ser mudar o ponto de vista daquelas pessoas ali sobre o Parkour, obviamente não vou sair pregando pq não sou pastor, mas eu queria mudar a imagem.

De la pra ca, ja tem 1 ano que estou nessa academia, onde, TODOS tem um grande respeito por mim, e pelo meu condicionamento fisico. Todos os visitantes que vão comigo fazer alguma aula, e são praticantes de Parkour, são visto como fortes. Qualquer exercicio de força que fazem, eu sempre ouço o comentario "mas pro parkour(eles me chamam assim) não tem graça ele é forte pra cacete", e assim é a visão que consegui passar de um Tracer, uma pessoa forte, e com bem preparado fisicamente. Alguns companheiros de taekwondo reclamam de dor no joelho, devido aos impactos dos chutes e alongamentos ecessivos , e sempre encho o saco deles "ta vendo, eu não tenho isso, tem que trabalhar sua musculatura.", mostro pra eles que no Parkour, nossa preocupação é pela nossa integridade, e pela força, pra não ter machucados. tenho certeza que nenhum deles nunca vai aceitar calado um comentario, "Parkour detona os joelhos".

Eu costumo pegar um onibus as 23:00, e sempre pego o mesmo onibus, então acabou criando um grupo com uns mlks que voltam da faculdade, e sempre conversamos sobre varios assuntos, filmes, seriados, em sua maioria seriados e jogos de video game, até que semana passada um deles não lembro muito bem como, falou sobre Parkour, e o outro retrucou "é Parkour, você não viu 13o distrito?" dai fiquei calado ouvindo coisas como, "eles pulam de 6 metros", "dão mortal em altos lugares", "é bom pra fugir da policia", ai eu falei "po, não é assim não".
Então formulei uma explicação bem compacta do parkour, origem, forma de treino e um pouco do espirito incluso na pratica, do desejo de ser cada vez mais forte, e tudo isso, sem deixar muito chato ou muito massante, e respondi a perguntas sobre mortais acrobacias e tudo mais. No final ele falou simplesmente "Você acaba de mudar minha visão sobre parkour, de uma coisa totalmente brincadeira, pra uma pratica altamente seria"

e você, qual visão as pessoas que você conhece tem sobre o parkour?

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando eu comecei, a uns 5 meses atrás, ficava tranquilo ao falar que era aquilo que se via os carinhas pulando de prédios, subindo muros e coisas assim... triste. Mas ontem mesmo, uma guria me perguntou aonde eu malhava pq "eu sou bem fortinho"... kkk.... eu falei que não malho em academia, pois elas aumentam seus músculos, mas diminuem seu cérebro. Falei que seguia uma filosofia de vida, que me cuidava para ser sempre útil. Falei que essa filosofia que guiava minha vida agora me estimulava a estar sempre trabalhando o meu corpo de forma a meus músculos ficarem resistentes e estar sempre forte, mas nem sempre musculoso. Essa filosofia me faz estudar física, me faz ler sobre fisiologia humana, ler sobre alimentação saudável e dormir 8 horas por noite. Enfim, guiava minha vida para uma atitude mais saudável, mas sempre com o objetivo de ser o melhor eu que eu conseguir ser.

Tudo isso começou pq ela me perguntou pq eu era vegetariano, pois almoçamos no mesmo restaurante... não tinha nada a ver com parkour, mas minha vida gira em torno disso e eu quero que as pessoas tenham uma boa imagem do modo como vivo minha vida.

Exelente post!

Ian Ludgero disse...

As mesmas de todo mundo.

E são poucas pessoas que eu realmente consigo mudar a Opinião.

Talvez pelo fato de não ter a mesma Habilidade com as palavras, ou pelo fato de mandar as pessoas irem tomar no cu Rapido. =)

Eu vi essa reportagem no Multishow, no programa "Tribos" (huauhahuahuahuauhhuau) na verdade só peguei a metade.

Ia inclusive postar um topico no meu Blog sobre isso, mais isso me deixa tão putooooo!

É foda!


Abraço!

Anônimo disse...

mt bom o post...ontem mesmo quando eu ia treinar taekwondo um dos mlks de lá me perguntou se eu tava treinando parkour,se tava pulando mt coisa por ai e se eu tava dando mortal...realmente a visão das pessoas está totalmente errada...mas quando eu puder sempre estarei tentando passar a imagem certa e mostrando a visão certa do parkour sério"""