logo pro blog

28 de jun. de 2007

Treinando para o que devemos treinar.

A alguns dias li no blog do Blane muito interessante, e resolvi colocar a ideia em prática.

De começo...


Blane trouxe em seu post um ponto de vista muitas vezes esquecido, até para os mais rigidos e conservadores, a funcionalidade.

Como todos sabem, independente do motivo que você treina, seja por diversão, por auto-superação, por que achou legal o que viu no filme. Parkour é uma arte desenvolvida com intuito de ajudar seu corpo a transpor obstáculos em situações reais de risco. Mas que situações seriam estas "Mister M"?

Trazendo um pouco mais do que foi postado pelo Blane, tem um quote do nosso amigo Thomas:

Acredito que Parkour, por mais extenso que seja, não é uma disciplina por si só, mas uma grande peça de uma coisa maior, se você seguir a ideia do Parkour (pelo menos como era quando eu entrei nisso) ao extremo (ser capaz de livrar sua pele de qualquer situação perigosa), então você deveria treinar não apenas saltar, correr, etc... Você deveria aprender sobre técnicas de sobrevivencia,técnicas de fuga, a lutar e coisas do tipo.
E essa é bem a ideia, é um dos motivos que voltei a treinar Taekwondo, o motivo que treino varias outras modalidades a parte, tentando pegar o mais eficiente da coisa, tal como Jiu Jitsu, Muay Thai e etc... Mas ai acabei esquecendo uma parte fundamental, que foi a dica de trieno do blog dele.

Em artes marciais e defesas pessoais, esse tipo de "treino" é bem comum, você pega uma caneta pincel, e ataca seu oponente para que ele aplique as técnicas de defesa, se ele for riscado em algum momento representa um corte, sendo assim, mostra ineficiencia durante a aplicação da técnica. Então como proposto, resolvi utilizar a ideia no Parkour.

Pegamos uma canetinha(não tinhamos caneta pincel na hora) e fizemos uma distancia razoavel até um passe muraille, em um muro bem deslizante que temos por aqui, eram uns 30 metros do ponto inicial até o muro. Onde teriamos 2 pessoas um "bandido" e o tracer fugindo.
De inicio nesse modelo do treino, tirando quem corria absurdamente mais que os outros, todos acabaram perdendo e sendo esfaqueados pelo bandido, mas po, então a técnica não funciona?
Ai que entrou meu "pensamento marcial de combate que prepara para situação real". o problema acontecia igual em uma luta, se você atacar direto o oponente, for direto em direção dele e aplicar um golpe, ele tem 90% de chances de defender ou desviar, simplesmente porque ele ja sabe que você esta fazendo isso. Sendo assim, resolvi usar o que há de mais famoso nas artes de luta, a Finta. O Ninja correndo atras de mim, entao que simplesmente sai pro lado o mais rapido que consegui, ele foi tão rapido em direção da parede que teve que subir pra não enfiar a cara. Essa foi a primeira melhoria do treino, não simplesmente deixar o cara atras de você, use seu cerebro, engane ele, e use sua malicia o maximo possivel.

Então resolvi melhorar as coisas, obviamente numa fuga, você vai tentar botar o maior obstáculo entre você e o oponente, então reduzi a distancia entre os obstaculos, corria uns 5 metros, e depois ja entrava num percurso de obstaculos, ai as coisas mudaram de figura, porque o perseguidor com a faca, perdia agilidade e mobilidade, então ficava tudo mais dificil pra ele fazer com a mão ocupada, enquanto o tracer tava livre leve solto, e fugindo, mas com um tempo o perseguidor ja sabia para onde o tracer ia fugir, e ja pensava em uma maneira de chegar la mais rapido, cortando pelos lados, e etc.. Então melhoramos mais ainda, o perseguidor não saberia o "fim", o destino para onde o tracer deveria fugir, alguem de fora determinava em segredo "você chegando la escapou", desde então foi unanime, os tracers ganharam todas dos perseguidores.

Vantagens e desvantagens...

Quando você está numa situação dessas com alguem atrás de você, você não consegue pensar em qual perna vai usar, como vai entrar no muro, ou como vai fazer algo, você simplesmente consegue fazer o que seu corpo está habituado, dai a necessidade de milhares de milhoes de repetições, seu corpo torna isso um reflexo, por exemplo, eu nem pensava pra subir o primeiro obstaculo de saut de chat, o splitfoot ja saia eu só botava a mão, quando eu tentava subir direto, eu sentia que gastava muito mais energia, e força.

Desvantagem do tracer: numa situação real sua técnica vai a quase zero. (por isso a necessidade de simular situações proximas disso, para estimular o raciocinio rapido diante da falta de tempo pra decisões).

Desvantagem do Bandido: apesar de estar armado, o bandido não consegue subir muros, com uma mão só, e vai ter que colocar cotovelos, apoiar a faca no chão, ou sei la o que. O mais importante, o bandido não faz a minima ideia de onde você esta fugindo, pra onde pretende ir, ou seja, ele te segue, até o momento que não consegue mais seguir, que existir um sdb grande, ou um muro que ele não consegue subir. e lembrando, bandidos não treinam parkour ;)

valeu muito esse treino, deu um otimo pique :)

13 comentários:

Jarbas Rodrigues disse...

é muito legal esse esquema de fuga, pega-pega, etc...

isso te deixa cada vêz mais livre e familiarizado no caso de situações inesperadas.

boa, soilwork.

Gustavo (Yue) disse...

nos filmes sempre que está fugindo tropeça hehehe

essa forma de treino é bom para ver o tao quanto estamos preparados para uma situacao real

porem, acho um tanto quanto perigoso, dependendo do ambiente.

nao entraria numa competicao, no caso "pela vida"?

eu nao me sinto preparado para um treino desses, pensando por esse lado, está ai uma falha no meu treino

o medo pelo "tropeço" é grande ehehee

mas é uma boa sim :)

Soilwork disse...

tipo, como a gente fez esse treino no lugar que a gente sempre treina, a gente vai toda terça e quinta la, a 6 meses, então de sabemos bem o que podemos, e como devemos fazer ali, a ideia era só adicionar o fator pressa, por que o fator medo só se consegue numa situação totalmente real. você não precisa correr igual um louco também, estipula um ritimo pra tentar não sair igual um desesperado.

Mauricio disse...

no começo eu estava receoso mas ai o beto convenceu a participar e eu gostei muito...eu achava q não conseguiria mas eu me sai razoavelmente bem...vlw mt a pena...deu pra perceber bem como é agir da forma mais ágil possivel com seu corpo e mente juntos...

Arteba disse...

Não podemos ignorar o fato de que o perseguidor também pode lançar a parada neh, ai fica foda...
O meu treino não é muito focado em situações reais ....mas deve ser legal fazer esse tipo de jogo. Eu comentei com o pessoal daqui assim que li no blog do blane mas ainda não tentamos nada.

Soilwork disse...

r2, claro ele pode arremessar, ele pode portar uma arma de fogo, estariamos fritos né.. mas não podemos questionar questões simples, se ele jogar e errar, você pode pegar e ele estaria encrencado, não vale a pena se desfazer da vantagem por uma tentativa.

Em todo caso a gente se prepara pras situações que dá né, melhor está preparado pra possibilidade dele não arremessar a faca do que pra nenhuma ;)

abraços :D

Anônimo disse...

Isso ae adorei o treino =DD
Falei a vantagem nossa tambem é para onde vamos correr, isso que ganha tempo e distancia.
Vlw proximo vai ser melhor
abraços

Gustavo (Yue) disse...

ah é claro, para um exercicio desses é bom conhecer bem o terreno :)

hehehe é aquela velha historia, depois que inventaram a polvora, a luta meio que as x nao adianta :X

malditos chineses!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Santigas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Santigas disse...

O cabeludo disse tudo no titulo do post.

=*

John disse...

AA CARA, ESSE TBM TA MUITO BOM.

Anônimo disse...

esse treino foi bem legal pq
forçou bastante a mente a uma situação rapida e com um risco ( bandido )
foi bem interessante e vamos treinar mais =)