logo pro blog

21 de nov. de 2007

Ninjutsu - Kurokawa Ryu


Visitei recentemente o dojo da escola de ninjutsu Kurokawa Ryu, como parte do meu pequeno projeto pessoal de visitar varias escolas de varias artes marciais diferentes. O Dojo é localizado no clube Nippo, que é um clube japones em brasilia. Fui eu e o santigas fazer uma aula com eles lá e que no geral me trouxe bastante surpresa e reflexão.


A aula começou com uma series de comprimentos e falas em japones, um alongamento pra lá de demorado, e então o Sensei (desculpa esqueci o nome) indicou para começarmos com as quedas, fizemos quedas frontais com sustentação com os antebraços, quedas para trás como as do aikido que se bate no chão antes do corpo alcançar o solo, e então começamos a treinar rolamentos.
Uma coisa que decidi a algum tempo é não falar mais para as pessoas que treino Parkour, apesar da grande surpresa do Sansei quando fiz alguns rolamentos, preferi não explicar aonde eu havia aprendido a rolar, daria menos trabalho. Treinamos rolamentos frontais, de costas, rolamentos saltando (dive roll), uma variação de rolamentos sequenciais de frente e de costas. Fizemos alguns rolamentos saltando por dentro de um pequeno arco, e também passando uma altura mais ou menos no umbigo, e com uma certa distancia para ser passada.


Depois entramos na parte do combate, começamos com sequencias de jab/direto e esquiva, sendo permitido acertar o adversario caso ele não esquivasse. "Você fez sua parte que era acerta-lo, se ele não fez a dele que era esquivar, não é sua culpa". Depois partimos para os chutes chute na parte de dentro da coxa(acertando pra valer) e depois jab/direto. Treinamos Low Kicks como os de muay thai, chutes na costela, e chutes no rosto, o unico que obviamente não era para receber o chute era o do rosto, o resto a intensão era calejar. Usei também algumas sequencias de chutes que são comuns no taekwondo, como Yop, e Dwitchagui. Foi então que entramos na parte de chaves e torções, treinamos algumas variações por algum tempo, e então passamos as quedas, finalizando assim o treino com o mesmo ritual inicial.
Considerações


Quem sou eu para falar da arte dos outros, da metodologia e da vivencia de cada um, só estou expressando meu ponto de vista pessoal de acordo com o que tenho vivido e presenciado, então nada escrito aqui é lei, são só opiniões. Durante todo decorrer do treino era sempre deixado bem claro que o objetivo eram situações reais, leve isso em consideração quando ler os comentários.
O Treino de quedas do meu ponto de vista é meio perigoso de ser realizado na rua, não me imagino caindo descontrolado em direção ao chão e colocando meu antebraço pra jogo contra o asfalto. A técnica de queda de costas no caso de cair de um lugar alto, também pode ser bastante lesiva, imagine seu corpo caindo de uns 2 metros de altura, e você batendo com sua mão no chão antes do corpo alcançar, acho que um punho com problema seria certo. Porém no caso de usar uma queda dessas quando arremessado por alguem (como no aikido) apesar deu não pensar em fazer isso no asfalto também, acho que pode ser eficiente.


A Parte de rolamentos foi relativamente boa, tirando um comentário feito pelo sensei que acho bastante perigoso foi que quando realizar o rolamento no asfalto, entrar de frente usando os dois ombros, "dois ombros amortecem melhor do que um" acho que citar a utilização do ombro dentro de um rolamento, principalmente no asfalto é um erro enorme, e pode gerar uma lesão na clavicula. até pensei em voltar la qualquer dia para conversar sobre a divergencia de idéias e tentar trocar experiencias, não queria discutir sobre isso na frente dos alunos dele, alem de ser deselegante, seria perda de tempo.


Na parte de lutas não tenho absolutamente nenhuma reclamação ou objeção, os chutes eram bons e eficientes, os caras aguentam bem o tranco, e treinam bem calejamento, os socos eram firmes e rapidos, e esquivavam muito bem. Obviamente não podemos comparar a especialidade como o generalizado, eu só treino chute então meus chutes mais rapidos e mais fortes, mas pra quem treina tudo isso junto, eles faziam isso muito bem. A parte de chaves como é a que menos conheço foi a que mais gostei, eles sabiam uma velocidade enorme de chaves e faziam muito bem, saindo de uma variação para outra, dependendo da reação do oponente, e as quedas seguidas de chaves também me pareceram muito boas.


No geral gostei muito dos treinos, mas acho que para alguem iniciante e sem um costume em exercicios e técnicas de luta, seria muito complicado assimilar todas essas informações em um treino só, acho que a critica maior fica nisso, muita informação em apenas um treino, mas como existe muita matéria, não sei como deveria ser dividido. Não existiu em momento algum trabalho fisico, mas como foi apenas um treino não tenho como saber se em outros dias não acontece. Eu que sempre fui preconceituoso com ninjutsu mas estou com orgulho de postar isso aqui, o treino da Kurokawa Ryu é bom e foi aprovado :D em breve devo ir testar alguma outra escola para fazer a prova real do Ninjutsu, se a escola era boa ou a arte no geral é assim.

4 comentários:

tiagotgc4 disse...

legal isso ai eu também era (ainda sou um pouco) bem preconceituoso com o ninjutsu, mas acho que o negocio é achar uma academia boa, porque eu ja fiz uma aula onde um amigo meu faziz ninjutsu e lá sinceramente não era bom.
lembro que é o mesmo ritual que voce citou, depois fomos treinar umas estrelas, depois rolamente (parece que sempre tem rolamento, pelo menos os iniciantes, não lembro o que treinamos depois(tem muito tempo) e depois foi uns combatizinho com faca(bastaozinho cimulando faca) que quem fosse atingido perdia e depois o ritual novamente.comigo tambem nao teve exercicios de força (muito pouco e fraco)e nao teve esse negocio de soco e chute nao e pelo que sei que ja conversei com meu amigo eles nao treinam isso na academia, só umas torçao que pelo que vi nao funciona muito bem e uns golpes meios estranhos que nao deve funcionar.
achei os alunos bem ruins, os cara treinam a muito tempo e nao sabem nada. os alunos tambem la sao bem mentes feixadas eles só ouvem o que o sensei deles falam nao abrim para novas possibilidades, por exemplo uma combinaçao de golpes criada por eles ou algo parecido.
tambem tem o mesmo problema tem muita materia, eles aprendem muitas coisas novas todos os dias eles nao voltam para treinar uma tecnica no outro dia, e acaba que nenhuma tecnica funciona porque nao esta gravada na mente eles sempre confundem.

p.s. beto nao sei se lembra mas eu e um amigo ja comentamos isso com voce por msn, onde inclusive o cara passou de faixa com apenas 1 ou 2 meses de faixa (e mesmo assim faltando a alguns dias)

flw e malz ai o texto quilometrico

kaio disse...

Já treinei a Kurokawa-ryu, hoje como moro em Fortaleza (CE) não há como treinar.
Quanto ao treino fisico, no caso de força com o sensei que treinei em Goiânia, sempre faziamos no inicio da aula.
Nos exames da Kurokawa-ryu por exemplo sempre tem um teste fisico.

Unknown disse...

Dependendo da situação, eu prefiro treinos sem a parte física incluída. Imagina treinar 1 hora por dia três vezes por semana e ficar uns 15 minutos fazendo exercícios. Bom pra quem é leigo mas meio ruim pra quem é mais avançado e dedicado e certamente dedica tempo ao trabalho físico.

Mas bem legal, sempre que escuto alguém falar de ninjutsu já acho que o cara vai logo contar que sabe aplicar jutsus de naruto!

Abração!

Anônimo disse...

Eu diria que o sensei com o qual você treinou foi o Sensei Aderson. :) Já fiz Kurokawa e não me arrependo nem um segundo da minha vida, pelo contrário... me orgulho, sinto falta desse tempo.