logo pro blog

18 de mar. de 2008

Is it so hard?

As vezes fico assustado como as pessoas não tem o minimo senso de discilpina, dedicação e força de vontade, acredito que por isso é tão dificil para as pessoas treinar em casa ou sozinhas, e as academias estão cada vez mais entupidas e lotadas.
A não ser que a pessoa entenda o bastante para pagar uma academia apenas para utilizar equipamentos (ando pensando em ir para uma para poder usar as anilhas gigantes enquanto faço barra, e aumentar os pesos do deadlift) ou que você não saiba absolutamente nada a ponto de precisar de um instrutor segurando na sua mão para treinar, acho que treinar em casa com o peso do corpo atende as necessidades de 80% da população.

O Problema é que normalmente as pessoas pagam academia para se sentir obrigadas a ir, estão pagando e querem desfrutar do que gastaram, se treinassem em casa, teriam preguiça e distrações quanto ao treino, e novamente caimos sobre as frequentes desculpas para não se exercitar e etc...

Ontem um carinha que trabalha comigo, a quem passei o livro do Ross (Underground Guide to the warrior fitness), e ele me pediu para montar uma esquema de treino pra ele preder um peso, e desenvolver o corpo. Como um bom companheiro sentei com ele, perguntei como andava o desempenho dele, quantas repetições conseguia fazer, e fui montando uma serie de treino pra ele, empolgado ele disse que já ia começar ontem mesmo, pra ver se conseguia executar tudo.

Hoje pela manhã ele veio com uma cara meio triste "po, nem deu pra fazer o treino ontem" ai eu inocentemente resolvi perguntar o motivo:
"Ah saimos da empresa 6:30 peguei um transito foda, só cheguei em casa por volta das 9:30 da noite, ai eu ja tava cansado e fui dormir"
O Interessante é que eu sai da empresa quase na mesma hora que ele, fui pra faculdade sai 22:35, fui pegar onibus, e chegar em casa quase meia-noite, e ainda fiz um treino que foi acabar 1:00 da manhã, dormi, e ainda cheguei mais cedo que ele na empresa morando mais longe. Obvio que não falei isso pra ele, provavelmente ele diria algo como "ah mas você é doido né"...

Fico impressionado como a maioria das pessoas não tem dedicação suficiente para dormir um pouco mais tarde, perder 30 minutos do horario do almoço, ou fazer alguns cortes. O pior de tudo é que ele aparentemente estava sem graça de me dizer que não fez o treino. Vou botar isso em negrito pra fixar bem, e com certeza é bom para me lembrar em momentos de desmotivação:

Se você treina ou deixa de treinar, o unico afetado nisso é você e seu próprio corpo, saber fazer essa escolha vem de cada um.

Não digo que a pessoa precisa ser freneticamente louca por exercicios, viver o caminho que eu escolhi, mas simplesmente fazer o que é necessario para um bem maior, saúde e qualidade de vida, estou falando desse exemplo, mas poderia citar várias pessoas que vejo diariamente com o mesmo problema.

Minha conclusão é só uma, as pessoas não tem comprometimento com si mesmo, e com o próprio corpo, Se a pessoa não faz algo por si próprio, não vai fazer por nada nem ninguém.


5 comentários:

Gustavo Caixeta disse...

Ultimamente tenho brigado para manter a constância no treino.

Sempre tive o problema de treinar forte, ficar a semana sem treinar e depois treinar forte (ou nao..)

resultado, atleta de fim de semana ehehee

então anoite, sempre sobra tempo para treinar.
ter a consciência disso, é o primeiro passo. O segundo é ter determinação e amor ao exercício.

bem, é isso que tenho pensado ultimamente :)

Jarbas Rodrigues disse...

novamente, me deu outra lapada, não posso deixar de ler esse blog, e voce não pode demorar tanto tempo pra postar isso. =/

hoje vou montar um esquema diferente de treino em casa, pra não ficar monotomo e perder a graça como vinha acontecendo.

abração, Beto. =]

Rafael disse...

Cara, faz um bom tempo que leio o seu blog. Gostaria de parabenizá-lo pela dedicação e disciplina. Mas me diga uma coisa, o seu treino em casa consiste de parte anaeróbia e aeróbia ? Como sao suas series ?! Vc utiliza peso extra (anilhas/halteres) ou soh o peso do corpo ?

Vlw.

Soilwork disse...

Opa rafael, obrigado pelos elogios!
Mas seguinte, não possuo um "esquema fixo" de treino, tudo depende de como estou me sentindo e qual a necessidade que estou sentindo na hora, mas normalmente procuro realizar treinos que possam fazer seu papel no ganho de força, e também queimar peso desnecessário, uma vez que sempre tive que me preocupar com isso. Então normalmente faço series com centenas de repetições de varios exercicios e pouco tempo de descanso, mantendo o batimento alto por toda a duração do exercicio. Mas minha parte aerobica normalmente são corridas aos finais de semanas, pedaladas, e o treino de taekwondo.

Quanto a pesos, eu cheguei a comprar alguns pesos, barra pra fazer deadlift e coisas do tipo, mas muito raramente uso, normalmente é flexão, barras, paralelas, a maioria com o peso do corpo, mas de vez em quando eu adiciono pesos a mais para fazer barras, e aumentar a dificuldade.

não tem muito segredo não, só faço o que sinto vontade de fazer.

Abraços e obrigado!

Rachacuca disse...

claro e objetivo..
well done.

peace, bro.