logo pro blog

29 de mar. de 2008

quando a esmola é demais, o santo desconfia...

A um tempão que eu penso em postar sobre isso aqui, mas nunca lembrava, ou não guardava a garrafinha pra mostrar aqui, mas se trata do seguinte:

Bebidas e alimentos ricos em proteínas normalmente são caros, e até dificeis de encontrar, mas a um tempão descobri que o guaramix, (não o guaraviton normal), aquele da mistura de guaraná, açaí e ginseng, contém uma tabela nutricional surreal pro preço que é vendido, chega ser de assustar, veja:


em 500ml
                                 porção  %vd
Valor energético  250kcal  12%
Carboidratos        40g          13%
Proteínas               20g         27%
Sódio                      50mg      2,1%
Vitamina C            85mg      188%
Potássio                43mg        (**)


Se realmente for verdade essa tabela (alguem tem como dizer?) acho que essa é uma das bebidas mais baratas, levando o custo beneficio, para se tomar num pós treino...
Mas a pergunta que fica pra mim é, tem como saber se o que colocam na tabela nutricional é realmente verdadeiro?

5 comentários:

Anônimo disse...

Talvez o Inmetro.

Mauricio disse...

Realmente o Guaramix é de se desconfiar...eu lembro quando comprei uns guaramix pra vc(beto) e pra mim e comentamos sobre a tabela nutricional...puts vem mt protéina nessa bebida...kra com toda certeza tem erro nessa parada...não é possivel..20g!!!No super maia perto da 308 sul ele custa R$1,30

Anônimo disse...

Exatamente, o INMETRO pode e deve fazer o teste... é bom ver se no próprio rótulo não tem alguma certificação pelo INMETRO.

Se não tiver, deve ter alguma maneira de solicitar que seja feito o teste, derrepente no site.

Unknown disse...

vei, nao...
energeticos geralmente tem um teor relativamente baixo de prot.
e 20g eh muuuuuito pow!
20g eh um whey protein fraquinho!

eu tomo Amino Fluid da Probiotica, infelizmente é meio caro...
mas quando falta dinheiro eu uso albumina pura e bcaa em comprimido.

Anônimo disse...

Demorei a comentar por conta da dificuldade de encontrar o produto e depois por causa da incompetência do fabricante...
Entrei em contato com o SAC. Na primeira tentativa, o telefone não atendeu. Enviei e-mail e não obtive resposta. No segundo telefonema, a ligação foi transferida três vezes e, por fim, disseram que o responsável não se encontrava. Se me responderem comentarei novamente.
bom... "tem como saber se o que colocam na tabela nutricional é realmente verdadeiro?"
A legislação está cada vez mais exigente com relação à rotulagem de alimentos, porém ainda há falhas e brechas consideráveis. Um exemplo é a tolerância de 20% para os valores constantes. (Esta tolerância parece permitir que um produto que tenha 100kcal/100g, apresente no rótulo 80 kcal/100g, por exemplo... e por aí vai).
Os rótulos devem ser uma fonte confiável de informação ao consumidor e a legislação tem melhorado e exigido mais. Entretanto, cabe ao consumidor continuar observando os rótulos, buscar informações e entrar em contato com o SAC dos fabricantes ao encontrar estranhezas, exigindo esclarecimentos e adequações.
Pelo que sei (posso já estar desatualizada) estão elaborando estratégias de vigilância sobre os rótulos e as propagandas de alimentos. Creio que em breve seja possível obter resultados com reclamações sobre inadequações.
Voltando ao Guaramix, os ingredientes que constam no rótulo (extratos naturais de guaraná, de açaí e de ginseng; água; açúcar; ácido ascórbico e os "antes") não garantem o fornecimento de 20g de proteína, segundo informações retiradas da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos e do site da Embrapa.