logo pro blog

3 de abr. de 2008

Parkour vs. Business

Business

Parkour se tornou um fenomeno em popularidade para propagandas e ações de marketing em todo país, mas um acontecimento dessa semana me fez ter a ideia de postar isso aqui.
As pessoas em geral os produtores deveriam entender mais com quem estão tratando antes de entrar em contato com alguem que pratique e chamar para suas ações, e respeitar os práticantes.

Práticantes SÉRIOS de parkour, não são moleques que ficam pulando na rua, nós temos um treinamento intensivo, uma dedicação e sériedade que parece que a maioria não entende, só assistem o video com o resultado final e acham que é só sair pulando por ai.

Me pediram um orçamento de trabalho para uma apresentação em um evento de moda gigante que está tendo por ai, e o evento recusou nosso orçamento falando que era muito alto. Então vou explicar o que levei em consideração ao pedir esse tal preço.
Nós treinamos muito duro, horas e horas por dia, mais do que algumas pessoas estudam na faculdade as vezes, 150/200 reais não paga essa dedicação,
Uma ação envolvendo Parkour, principalmente performances ao vivo, envolvem um alto teor de rísco, porque normalmente estamos sendo observados e temos que nos esforçar para fazer o necessário e sempre assinamos um termo nos isentando de qualquer acidente que ocorra, caso ocorra 200/300 reais não paga esse risco. Eu sou analista e trabalho no mundo de negócios mais canibal da atualidade, o da tecnologia, e na minha cabeça a ação ter 5/10 minutos e ter 1 hora não faz a minima diferença, sei que raramente começa na hora, fora deslocamento preparação, planejamento do que vai ser feito no local, isso gasta pelo menos 2/3 horas FÁCIL.

Eu trabalho e tenho minha renda fixa, não faço parkour para viver, e se a proposta não for cobrir meus riscos, e meu tempo, eu realmente não vou pensar duas vezes em recusar, Parkour não é meu negócio, e não busco trabalhos e nem sucesso. Então antes de contratar alguem sério de parkour esteja preparado para respeitar os riscos dele.


Imprensa


Desde que comecei a treinar parkour, depois de pouco mais de um ano, aconteceu a primeira reportagem que participei sobre o assunto, dedicando de tempo e atenção pra tentar transmitir tudo que fazemos e sentimos para o mundo exterior. Obviamente essa primeira reportagem foi recebida com bastante alegria e excitação.

De lá pra cá participamos de inumeras reportagens para tv e jornais, e o mais impressionante que possa parecer, os maiores orgãos de noticia são os piores de se fazer reportagem, tem costume de achar que estão tratando com crianças e moleques desocupados, e tratam nossas restrições de horarios (pessoas estudam e trabalham), e no desrespeitam quando tentam nos forçar a fazer algo que não faz o minimo sentido dentro do Parkour, mas pode ficar bonito e chamativo na foto.

Já aconteceu de marcarem entrevistas e não comparecer, chegar 1 hora atrasado, filmar e depois perder a fita e querer filmar denovo, exigir que a filmagem fosse em horário comercial... O Impressionante é que todo reporter exige que tenhamos tempo totalmente dìsponivel para eles, e que no final das contas como se nosso futuro dependesse daquilo.
Particularmente não respondo mais e-mails de reporters que contenham coisas como:
"Urgente", "O Mais rápido possivel", "Entrem em contato com a gente" e coisas genéricas como isso.

Vamos lá, Reporteres devem entender que ELES querem vender mais jornais, ter mais audiência porque acharam nossa atividade interessante, a gente não faz a minima questão de aparecer nisso, pelo menos não o povo sério que eu conheço. Nós somos seres humanos normais, que trabalhamos, estudamos e temos restrições de tempo como qualquer outra pessoa, faltar expediente, filmar/fotografar em horários absurdos (meio dia no sol maldito e ficar sem almoçar) não está nos nossos planos a não ser que vocês sejam muito educados e nos faça querer ajudar vocês.

7 comentários:

Pedro Santigas disse...

Não sei pq, mas eu pressentia que vc fosse falar sobre isso aqui no seu blog uaehueahea
Acho que a relação Parkour X Midia aqui no Brasil pelo menos tem muito que evoluir ainda, é uma coisa muito nova aqui, as pessoas não entendem, ou entendem errado ainda, as vezes acham que somos da classe dos malabaristas de circo ou coisa assim (com todo respeito aos malabaristas)

Anônimo disse...

Acho que esse foi o primeiro passo para que a midia entendesse que nao se trata de um bando de maluco pulando por ai e que tem muitas outras coisas envolvida. Vai facilitar o relacionamento agora entre parkour e a midia

Jarbas Rodrigues disse...

apoiado, Beto.
caso alguém queira filmar, fotografar, etc. em algum dos meus treinos, onde eu bem quiser estar naquele momento, jamais eu cobrarei por isso, posso instruir-los a não falarem "besteiras" na hora de publicar aquela foto ou filmagem, mas caso aconteça de eu ser convocado a aparecer em algum determinado lugar, do jeito que eles quiserem, daí eles terão que pagar o que eu quiser(não que eu vá explorar) mas se aquilo for me atrapalhar de alguma forma(seja no trabalho, estudo, etc.) também não exitarei em pedir o que eu achar justo ou recusar a proposta feita.

abração, Alberto.

Soilwork disse...

Quanto a cobrar, já fizemos eventos altamente desgastantes de 2 dias diretos, sem descanso comendo pouco, cansados, doloridos, pulando por 18 horas seguidas, e não cobramos nada, mas o evento era gratuito, e todos podiam participar, era uma coisa bem bacana, Mas acho que quando alguem vai lucrar com aquilo, não existe nada de errado em cobrar.

Thiago disse...

gostei do post !!
=D

Anônimo disse...

Isso, achei lindo, sabia que ia escrever isso aqui( igual o santigas)

é tudo que agente conversou naquele dia, ou a coisa é seria ou intao foda-se.

abraçaoo betao.

Filipe disse...

+ ou - oque escrevi la no comu mais vc foi mais profundo mostrando como se deve cobrar diante de um chamado para um comercial ou evento...

Não tenho oque criticar esta na mesma linha de pensamento que a minha e a de muito outros...

Parabens...

Infelizmente temos iniciantes que se submete a um trabalho gratuito como aquele da comu PKBR

Parabens novamente

VOu fazer uma propaganda aki huahauhaua de graça =D

htt://www.parkournobrasil.com.br