logo pro blog

25 de abr. de 2008

"A Ideia não é desenvolver demais ou forçar o corpo, mas normalizar sua função"

Be healthy, baby!

Você que treina duro, qual foi a ultima vez que você ficou doente?
Sinceramente eu não lembro a ultima vez que fiquei gripado, ou que precisei dar um atestado médico na empresa, inclusive o rapaz do RH veio comentar isso ontem aqui no meu setor, que eu sou o único que nunca deu atestado médico. Já o rapaz que senta na báia ao lado, é a segunda vez que ele pega 15 dias de atestado por algum tipo de lesão em menos de 6 meses. O Impressionante é que troco porrada, tomo chute na cabeça, subo muros, pulo de um lugar pro outro, treino em alturas, na chuva, no sol, e estou aqui, pontualmente todo dia. mas porque isso Mr.M ?

Obviamente eu devo admitir que me alimento centenas de anos luz melhor do que o pessoal aqui da empresa, exercito o corpo, coloco ele para funcionar em situações mais duras do que o corpo das outras pessoas, e é claro que isso faz meu sistema imunológico ser um Bufalo perto dos "humanos normais". Mas aí você deve estar se perguntando agora, "Mais e você nunca se machuca?", a resposta: é OBVIO que sim!
A Diferença é que as pessoas que treinam (as que conheço pelo menos) quando quebram o dedinho do pé, torcem o tornozelo, machucam o dedo, ou qualquer outro tipo de lesão que poderia ser usado para ir ao médico, tirar um dia, e ficar sofrendo na cama, tem total conciência de que a vida continua e que aquilo não é motivo para deixar de fazer as coisas. Nós, pessoas físicamente ativas, temos mais senso do que acontece com o nosso corpo do que os "humanos regulares" e não temos panico quando sofremos uma lesão, simplesmente sabemos como trata-la da melhor maneira possivel e continuar a vida.
Eu li uma frase num artigo essa semana que representa um pouco essa diferença:

"Você não tem nenhum conhecimento do seu corpo, nem consciente, ou subconsciente, técnico, ou intuitivo. Você é como um chimpanzé bebado que ganhou um carro, e de alguma forma aprendeu a move-lo pra fora de casa, pisando no acelerador, com uma grande banana... Não parece muito bonito, mas você está dirigindo algo do tio.. "

Obviamente o trecho (uma tradução livre) expõe esse ponto de vista de uma forma bem mais dura, mas não deixa de ser um pouco da realidade...

Se você não tem nenhum outro motivo maior pra treinar, treine por saúde :)


Abraços

6 comentários:

Arteba disse...

"Be healthy, baby!"...and be happy =D

Unknown disse...

cara, já li seu blog todo, voce escreve muito bem!embora eu ache que voce é meio fanático por exercicios xD, o seu blog é muito bom.se eu fosse voce eu escrevia um livro sobre treinamento, falando da sua experiencia com parkour/artes marciais/exercícios físicos, quando começou, as dificuldades que enfrentou, etc.não um livro explicando técnicas, mas um livro sobre uma pessoa que pratica exercícios, as lesões, os problemas, a falta de tempo para se exercitar..uma espécie de livro de "auto-ajuda" para quem diz que não tem tempo de treinar.acho que voce colocando as suas experiencias em um livro iria ajudar muita gente que anda desmotivada..
te garanto que o seu livro seria um grande sucesso, se eu fosse voce eu escrevia.
ah, voce tb poderia escrever junto com um professor de educação física, assim voce colocaria fotos suas fazendo os exercicios como sugestão para as pessoas, e o prof de ed. fisica explicaria a parte científica dos movimentos.ia ser um puta livro!
abraço e parabéns pelo blog.

Rachacuca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rachacuca disse...

Opa.

cara, o texto dá margem para discussões, sim. A gnt já até pontuou várias coisas nesse fds. Então, não vou entrar nesse mérito novamente.

Mas, vou deixar uma observação. Não precisamos referir às pessoas q prestam menos atenção no q fazem (ou principalmente, deixam de fazer) com seus corpos como "seres-humanos regulares ou ordinários". Lembre-se, querido padawan (sem sentido pejorativo): Você não é melhor q ninguém por fazer oq faz.
Certo?
Nem vc, nem eu, nem ninguém é melhor q o outro. Sei q vc sabe disso, e q ñ escreveu com o intuito de mostrar-se superior. Sei q escreveu assim apenas para ilustrar seu ponto de vista. Mas, enfim.

Outra sugestão, leia o livro do Nuno Cobra, Semente da vitória.
Vai dar oq pensar.

Abs, e até depois de amanhã.

Anônimo disse...

aheuhauehe , essa do macaco foi boa. melhor que essa só o mestre milton o "guardião do universo"

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo, exceto a parte de quebrar o dedinho do pé e "a vida continuar"...

Eu nunca quebrei o meu, mas já bati o danado na quina da porta, e mermão, vejo estrela só em lembrar... Não tem série de 100 planches que doa mais que aquilo cara, eu to sofrendo só por lembrar da dor...