logo pro blog

28 de mai. de 2008

Take out the trash

"Enquanto você caia, você pensava em alguma coisa?"

Estive observando várias pessoas nessas ultimas semanas, tentando achar o motivo de algumas pessoas não se esforçarem tanto quanto outras, não simplesmente sobre o nível condicionamento físico ou técnico, mas pelo simples ato de tentar.

Existem dois pontos que eu consegui identificar claramente e que afeta várias pessoas e que provavelmente facilita para a desistência ou a perda da motivação do treino, fazendo com que tente e se esforce cada vez menos.

O primeiro motivo que vejo é pena, as pessoas tendem a ter pena dos outros e de si mesmo. Quando vemos alguém treinando duro e nosso primeiro pensamento é “Nossa! coitado dele...” a tendência é agir da mesma forma consigo mesmo durante um treino. O que acontece é que acabamos pensando “nossa, vou dormir só 4 horas hoje”, ou “nossa, acordar 5:30 é muito cedo”, “treinar tanto é coisa de doido” e por ai vão as clemências do povo. A Diferença entre a maioria dessas pessoas e o que podemos considerar pessoas motivadas começa ao assistir um vídeo de um treino ou ouvir alguma boa história de treino, Ele se sente empolgado em repetir o feito, sente se tão forte só de pensar em repetir aquilo, em ser tão guerreiro quanto o exemplo.

Quando alguém sem esse espírito assiste o vídeo do Sean Sherk (Abaixo) a primeira coisa que pensa é: “nossa, que vida chata, fico cansado até de pensar nesse treino, ele não come nada de bom? Eu não conseguiria viver assim!”, Outros tem a reação totalmente ao inversa: “Que cara monstro, alimentação perfeita, dedicação, o cara é foda!” Se tornando assim um exemplo e um fator motivador para o segundo caso.





O outro ponto que percebi, e que quando aprendi a controlar e me desvincular disso fez toda diferença nos meus treinos, no Parkour e em todo resto é a vergonha, o medo de errar e falhar faz com que muita gente tenha vergonha de tentar, de dar o primeiro passo. Muita gente vê determinado exercício, ou movimento e acaba se limitando. O Video abaixo é um comercial da Nike que mostra o Michael Jordan, falando quantas cestas errou, quantas vezes a decisão do jogo dependia só dele e ele deixou o time na mão, quantos jogos perdeu, e que por isso que ele foi bem sucedido. A mensagem é basicamente “se você não errar, você não vai acertar”.





Uma frase que sempre tenho na cabeça, quando vou fazer algo, e que só entendi algum tempo depois de ver num filme quando um amigo me disse isso foi: “Tire o lixo”, Hoje em dia esse termo significa pra mim, largar todo preceito, todo medo, e simplesmente não ter nada a perder se errar, obviamente devemos manter o nível de sanidade e não tentar suicídio, mas quando for tentar fazer algo, no treino, no Parkour, ou na vida, Tire o Lixo da sua mente, entenda o que está acontecendo, e veja como aquele momento é único, e não vai se repetir.

Abraços!

4 comentários:

Rachacuca disse...

"Faça seu sanduíche", certo?

(MJ Rula)

Rachacuca disse...

PQP..
q treino maravilhoso, o desse cara.
Roubei algumas idéias, foda q preciso da infra ainda.

Anônimo disse...

Como sempre um ótimo post.

Pedro Peixoto disse...

Olá.

Não conhecia o teu blogue e foi com muito gosto que li este post.

Acho que tens razão nesse sentimento de "dó" ou "piedade" ou "cansaço emprestado" que há tendência para sentir. É preciso tirar o lixo, sim, e, por vezes, essa motivação emocional tem muito a ver com deixarmos de tentar estarmos motivados. Uma espécie de meditação durante o treino, o despir dos preconceitos.

Abraço