logo pro blog

7 de jun. de 2008

The training tripod

Esse é um post que eu deveria ter feito a muito tempo, e estou pensando em como escrever de forma didática para que consiga deixar claro os objetivos e como cada perna deste tripé é importante.
O Treino em um tripé

Lendo e pesquisando recentemente sobre fisiculturismo,  atletas de alta performance, e pessoas que treinam para alto rendimento. Descobri que a maior causa de desistência, e a causa do "Não sucesso" no desenvolvimento dos treinos é o famoso Overtraining (OVT). OVT é o termo utilizado para definir o excesso de treinamento, trazendo sintomas físicos como desgaste absoluto, facilidade para aquisição de doenças (ficando resfriado varias vezes em um curto espaço de tempo), e até vários sintomas mentais, como falta de concentração, perda da motivação, depressão, se irritar com facilidade, e consequentemente queda de rendimento.

Acredito que a melhor analogia para um esquema de treinamento, seja qual for sua atividade é um tripé onde temos as três bases de sustentação, que seriam elas: Treino, Alimentação e descanso, negligenciar qualquer um desses pontos pode parecer inofensivo no principio, mas a longo prazo quanto mais você centraliza uma das bases do tripé maior ela fica, até o equilíbrio do tripé for comprometido e
 sua base cair, ai você provavelmente vai estar entrando em overtraining.

Base 1 - O Treinamento

Não preciso dizer que a base para qualquer progresso é um treino inteligente e intenso, não tenho muito para falar sobre isso aqui, por que tem sempre sido o foco do meus posts, no máximo posso fazer algumas observações. Outro dia fui a um centro de escalada e ouvi uma conversa do treinador sobre amadores, e como eles são pilhados para treinar e isso é o que sempre acaba prejudicando seu progresso. Atletas amadores são em sua maioria pessoas que amam o que fazem e dificilmente pensam e
m outra coisa a não ser progredir na sua área de atuação. Atletas amadores treinam várias horas por dia, varias vezes ao ano sem uma diretriz, e sem uma programação adequada, guiando-os diretamente ao overtraining. Uma coisa que aprendi das piores formas possíveis é que devemos treinar em ciclos, de tempos em tempos devemos mudar a intensidade, a carga, e o foco do treino, só assim conseguimos manter um progresso contínuo. Se passarmos muito tempo fazendo apenas um tipo de treino muito intenso chegaremos em breve ao overtraining, se passarmos muito tempo treinando leve vamos estagnar e não vamos progredir, e como não podemos alcançar todos os objetivos juntos, devemos mesclar nosso foco de treino com esses períodos. Acredito que todo treinamento devem ter fases intensas de treinamento completamente físicos, fazendo técnicas apenas como descanso ativo, e treinos mais leves focando muito mais na boa execução de técnicas, 
sendo ótimo para aprender novas habilidades nesse período.


Base 2 - A Alimentação 

Esse é o ponto mais difícil de escrever, que engloba tanta coisa, tantos pontos delicados que tenho medo de fazer como fiz em outras 20 tentativas de escrever sobre o assunto, cair em uma arvore de pensamentos e não conseguir concluir uma ideia definitiva.
Devemos ser conscientes de que a necessidade de ingestão de vitaminas e minerais, para alguém que prática atividades físicas é muito maior do que de uma sedentária, e que a falta dessas vitaminas e minerais podem comprometer seriamente a saúde e o desempenho.
Devemos ficar atentos para a falta das vitaminas/minerais básicos para o funcionamento do corpo, e saber controlar a necessidade real de acordo com seu gasto diário, ou seja para uma pessoa ativa normalmente a tabela de %IDR não se encaixa. 

Quase todos os habitantes do nosso maravilhoso planeta seguem uma dieta completamente pobre de vitaminas e minerais, e completamente descontrolada quando se fala de carboidratos e proteína. É muito fácil observar isso na rua, pare e olhe em algum lugar publico a quantidade de pessoas que estão acima do peso, que estão resfriadas, e que tem facilidade para isso. A falta de vitaminas e minerais tendem a enfraquecer o sistema imunológico deixando as pessoas muito mais vulneráveis a enfermidades no geral.  Digite no google "Vitaminas prevenção doenças" e você vai ver como uma dieta bem balanceada pode prevenir várias doenças, e não digo isso para os fisicamente ativos, mas principalmente para os sedentários com uma dieta mais pobre.

Suplementos

Quem convive comigo sabe que sou sériamente adeptos de suplementos alimentares, não para substituir uma alimentação regrada, que acho indispensável, mas tenho a consciência de que não conseguimos alcançar toda nossa necessidade diária apenas com a alimentação. Suplementos como multi-vitamínicos são verdadeiros milagrosos quando se tratam de prevenir doenças, tem quase 1 ano que tomo, e não lembro a ultima vez que fiquei doente, de algum tipo. Suplementos como Whey Protein são verdadeiros avanços na ciência e que não trazem apenas proteína, mas uma série de aminoácidos, vitaminas e minerais que ajudam tanto na recuperação quanto no desempenho, vale a pena gastar uma hora para ler um pouco (artigos científicos por favor) sobre whey protein.

Aconselho a quem treina, se não puder pagar um nutricionista esportivo, não medir esforços para aprender como se alimentar melhor. 


Base 3 - Descanso

Por incrível que pareça a gente precisa falar sobre isso, poucas pessoas tem noção de como o descanso é a base para tudo, li uma frase uma vez que não vou esquecer nunca "Nós não ficamos fortes com o exercício, mas descansando deles". Quando nos exercitamos (Novamente) criamos pequenas fraturas no tecido muscular fazendo que nosso corpo gaste muita energia na recuperação. Quando terminamos um treino, nosso sistema imunológico esta fraco, e é o momento mais fácil para aquisição de doenças, por isso se usa casaco ao sair do treino em dias mais frios, mesmos que você esteja com calor dentro do casaco. Dormir 8 horas por dia é o mínimo do que podemos considerar um descanso apropriado. Devemos ter em mente que devemos tirar dias para descansar, fazer uma semana bem leve entre o intervalo de um ciclo de treino e outro, de tempos em tempos parar 2 ou 3 dias para deixar o corpo recuperar, e assim não prejudicar o rendimento, e a saúde.
Podemos ajudar o corpo nesse processo de descanso, com massagens, acupuntura, exercícios de respiração e obviamente a alimentação.

Recuperação se tornou uma parte tão importante do meu treino que toda minha alimentação, suplementação é voltada para a recuperação mais rápida do corpo, já que não consigo dormir mais de 6 horas por dia.

Em resumo o objetivo desse post que cada um desses items é parte tão importante quanto o treino propriamente dito, e isso afeta imediatamente o rendimento e a qualidade de vida de todos que compreendem isso. O Post não ficou como eu queria porque está difícil de colocar os pensamentos aqui, mas quem quiser conversar sobre essas coisas um dia, estou aberto para tentar ajudar.

Abraços!

5 comentários:

Arteba disse...

Cara vou querer conversar sobre isso sim, principalmente sobre alimentação e suplementos. O foda é que eu nunca te vejo on line no msn .Mas qualquer dia eu te acho la e a gente conversa . Valeu Beto, Bons treinos.

Anônimo disse...

muito bem, Beto... claro e simples. Quem quiser se aprofundar, certamente vai te procurar!
E quem for procurar informação sozinho, que seja em artigos científícos e que tente verificar se o estudo não foi financiado por laboratórios com interesse apenas em vendas de seus produtos. Ainda assim, a gente encontra muita contradição, né, Beto?!
Espero poder ir contribuindo com alguma coisa em breve, nutrição esportiva não é nada simples e tudo depende de vários fatores.
Não dá é pra usar essa dificuldade para não se alimentar bem. Começar a sentir e perceber as próprias necessidades e caminhar buscando saúde já é um começo.
Beto, admiro muito esse seu empenho em correr atrás, crescer, aprender e auxiliar as pessoas. Muito lindo!
bjos

Wendely Leal disse...

Bem pensado, Beto :)

Só agora fui me tocar que sofri de Overtraining depois do treino do Thomas; fiquei resfriado, com alergias que geralmente não me incomodam e um tempo cansado. Meus músculos demoraram 2 semanas pra pararem de doer.

Bom. Eu "precisava" daquele treino me tocar o quanto eu estava fraco. Foram 7 meses de praticamente nenhum treino decente.

Agora estou bem mais seguro. Já estou terminando de acostumar a maioria dos grupos musculares e tenho bem mais disposição para os treinos cansativos, mas tenho observado bem mais meu corpo. Há pouco alertei pra primeira pausa nos nossos treinos pesados para um treino de técnica (que acabou sendo pesado também) e estou começando a voltar a me alimentar direito.

Parabéns pelo texto. Vai ficar na memória pra que eu indique como faço com vários outros, quando preciso :)

Abraço

Jarbas Rodrigues disse...

ótimo texto.
sobre alimentação, suplementos e tal, nunca usei nenhum tipo de suplemento, acredito que com uma boa alimentação e boms treinos tudo se resolve, tambem tem quase 2 anos que não fiquei doente de forma nenhuma, as vezes sinto a nescecidade de usar algum tipo de energetico(quando existe a falta de energia nos treinos), mas me vem logo na mente "acho que eu ficaria escravo disso, só treinaria se tomasse isso ou aquilo, então é melhor nem usar" ja pensei muito sobre isso, continuo com a mesma opnião até receber uma "proposta" mais interessante sobre o caso.

um grande abraço, Beto.

Anônimo disse...

Parece clichê, mas é bom relembrar, diria que até mesmo antes da pertinente observação sobre esse tripé que o Alberto comenta...

As vezes falta um pouco de tato quando para-se pra refletir sobre o porquê do treino, independente de qual seja. Se você quer treinar até a idade não permitir mais, existe um caminho; se quer treinar para exigir o máximo de desempenho do seu corpo hoje, existe outro caminho; se quer exigir o máximo de desempenho do seu corpo hoje e não quer prejudica-lo para que continue treinando até a idade não permitir, existe outro. Enfim, existem tantos caminhos (formas de se cuidar) quanto maneiras de mover-se pelo mundo, só depende do seu motivo para encontra-lo. O porquê diz como, quando e o que se deve fazer, mas pra encontra-lo é necessário olhar profundamente para si.

Talvez muitos aqui ja saibam o que eu quero dizer, outros estejam relembrando ao ler esse comentário, e até mesmo pessoas que não vão entender nada e simplesmente parar na metade pensando que eu sou um cara que devaneia demais, mas isso tudo pouco importa. Não acredito que exista uma receita "como melhor conduzir um treino", mas conheço formas de encontrar a sua própria receita, e tão importante quanto o tripé mencionado (mesmo com divergências em alguns pontos), é o motivo que leva você à ajusta-lo a sua pratica.

Por que você continua treinando?

... muitas pessoas param por não conseguir responder para si mesmos, de forma absolutamente sincera, à essa simples pergunta. Mas se você não conseguir, não se preocupe, não existem respostas para tudo. Algumas coisas não respondemos, sentimos, e isso faz parte da universalidade dos caminhos.