logo pro blog

5 de jul. de 2008

3o Gub, so what?


É verdade, e daí?
Hoje recebi minha faixa azul ponta vermelha, pelo exame de faixa realizado na ultima sexta feira, e o que isso prova? Absolutamente nada...

Vou explicar melhor, na verdade a maioria das pessoas não deve compreender de primeira meu ponto de vista sobre exames de faixa, e o motivo que eu realmente acho que eu deveria ter pulado da azul para vermelha, e não ter pego a ponteira vermelha como é de regularidade, arrogância? Não acredito que seja.

Fiquei muito chateado quando soube do resultado do exame de faixa, não que me ache melhor que os outros e que deva sair pulando de faixa, na verdade acredito que todo mundo deva cursar TODAS AS FAIXAS INTEGRALMENTE, mas você deve estar se perguntando o porque de eu estar achando ruim? Vou explicar melhor...

No taekwondo exames de faixa são realizados até determinada graduação, de 6 em 6 meses, teoricamente deveriam ser avaliados conceitos extra-exames, como comportamento, dedicação, conduta, respeito, força de vontade, pontualidade, contribuição, e etc.. fora o padrão de exame que são formas(poomsae), defesa pessoal (sebon kyorugi), e luta de competição (kyorugui). Não vou ser hipócrita, tenho total conhecimento de que treino MUITO MAIS e de forma muito mais dedicada do que todos os membros da academia, não que eu seja melhor do que eles por causa disso, mas você vai entender o contexto. Quem me conhece sabe que não treino por treinar, eu vivo o que faço, e amo o que faço, e não faço isso por causa de faixa ou graduação, que isso fique bem claro. Mas vou dar um exemplo, existem dois irmãos na academia que não fazem nada direito, erraram absolutamente tudo no exame, faltam aula, não tem dedicação, e não respeitam o professor, teoricamente deveriam ser reprovados no exame, esperado mais 6 meses e prestar exame novamente para ver se a conduta melhrou, certo? Errado! É ai que me causa problemas, o mesmo garoto que não faz nada e não tem dedicação, passa de faixa sem mérito algum, e alguém que se dedica, treina, acorda 6 horas da manhã (não é apenas o meu caso) para treinar, recebe a mesma “recompensa”.

O Problema que vejo não é apenas comigo, e não é completamente pessoal, mas vejo isso acontecer e se tornar um desrespeito com vários outros membros onde treino! Garotos que lutam muito bem, são destaque em todos os campeonatos, são faixa colorida, mas lutam contra faixas pretas, só ganham medalhas de ouro, mas não recebem nenhum mérito a mais por isso. E é disso que me queixo, não por ter ido para faixa que teoricamente eu deveria ir, mas o problema é que não existe nenhum mérito nisso, eu poderia ter me matado igual um doido como fiz, treinando nos horários mais malucos, sozinho, feriados, e etc... ou não feito absolutamente nada alem de 1 hora por dia 2x por semana na academia, e teria o mesmo mérito. Pular de faixa não quer dizer pra mim ser melhor que quem não pulou, mas quem não faz nada e só alcança o tempo mínimo de treino não deveria ter o mesmo mérito de quem se dedica e corre atrás do que acredita. É falta de respeito com a dedicação e vontade de quem está ali acreditando naquilo.

Mesmo assim só tenho a agradecer meu professor, que acorda tão cedo pra me treinar, e sei que o que eu pago, não é suficiente nem para bancar os gastos da ida dele até a academia, sou muito grato a ele, e sei que essas decisões não são mais dele do que dos outros mestres que compõem a academia.


Paz,

3 comentários:

Sofia Magalhães disse...

No caso, se não podem te pular de faixa, que no minimo reprovem o outro né? Seria essa a conduta certa... mas acho que como a pessoa tá pagando, os "mestres" se sentem na obrigação de dar uma faixa.

Thiago Lima disse...

Não controlamos o mundo, só fazemos parte dele. Sua fé para com sua disciplina é inabalável quando contraposto a conduta de terceiros. Não esqueça de você.

Arteba disse...

thiago +1 =)