logo pro blog

27 de nov. de 2008

Fazendo o dever de casa...


Aprendendo com os erros.

Muito diferente do que estou acostumado, ou que o povo aqui está acostumado de ler, vou postar sobre competição, não no parkour, mas no que treino esportivamente, o taekwondo. E nisso estou tendo muito o que aprender.

Perdi a IV etapa do campeonato brasiliense de taekwondo, nunca tive um foco de competir, só havia competido uma vez no ano passado e ganhei, o gosto de perder onde tem muita gente com expectativa em cima de você é amargo, e triste, saber levantar disso foi uma lição forte.

Não perdi feio, foi uma luta bem disputada, e eu tinha entradas e ataques mais rápidos, mas na hora da "trocação" ele se destacava e se distanciava nos pontos.
Meu erro foi estratégico, não ouvi meu técnico, que dizia o que fazer e qual estratégia tomar. E agora é hora de fazer o dever de casa e repetir milhões de vezes o que eu deveria ter feito na hora da luta. Todos dizem que lutei de forma superior, e que dei vacilo perdendo, porque poderia ter ganho. Aprendi que "SE" não existe, e tenho que olhar pra frente e aprender o que fiz de errado.

Uma grande dificuldade minha é a falta de experiência em competições, entrar num tatame com uma pessoa que você nunca viu, e você sabe que ela não ta ali para perder, traz sensações das mais diferentes, a primeira coisa é que tudo fica escuro, o chão fica mole, a respiração oscila, tudo fica diferente.

Preciso treinar as estratégias, e ganhar kilometragem nesse tipo de competição, ai poder fazer o que sei, e o que treino.

Abraços

2 comentários:

tiagotgc4 disse...

esse negócio de experiência é mais importante do que a maioria pensa, é foda pisar num tatame sabendo que o adversário tem mais experiência do que você em competições.
perder também te da uma boa experiência, acho que você aprende mais do que quando ganha.

você fez só uma luta nesse campeonato?

Ícaro Iasbeck disse...

É a mesma coisa no Parkour quando você encara um obstaculo novo!