logo pro blog

25 de set. de 2006

Resistencia...

Desde que comecei a me preocupar mais com a parte fisica dos meus treinos, eu procurava uma metodologia de treinamento que se enquadrasse aos requisitos do Parkour, tentei treinamentos para aumentar força/explosão, força bruta, velocidade, e varias outras coisas, mas com o tempo fui percebendo que o principal e necessario, era que tudo gira em torno da resistencia.

Observando os tracers de lisses (isso discutindo com alex também) notei que ao inves de se destruir em uma sequencia de treinos explosiva e grandes durante 2/3 horas, eles treinavam durante o dia inteiro, com varios intervalos de descanso entre um exercicio e outro, de forma que passam praticamente 8 horas dedicados a algumas coisas, ou a um unico exercicio, masterizando isso ao maximo.

Um exemplo disso foi um dos treinos com alex e o santigas que comecei a fazendo agaixamentos a fundo, e fazia até me sentir cansado, quando não aguentava mais, voltava e ficava equilibrando por um tempo, descansando a perna, conversava com alex, enquanto ele fazia quadrupedia, e quando me sentia apto, fazia novamente o mesmo exercicio até cansar, e isso por horas seguidas, depois paramos comemos um sanduiche bebemos agua, conversamos, depois voltamos a mesma sequencia de exercicios, assim criando resistencia.

Bruce lee escreveu:

A Resistencia é desenvolvida por exercicios dificeis e continuos que excedem o estado fisiológico "estável" e causam, temporariamente, a quase exaustão. Deve haver certa dificuldade respiratória e muscular. A melhor forma de exercitar é a realização do ato. Obviamente corridas e boxe sombra são exercicios de resistência necessários, mas se praticados com ritmo irregular e ajuste neurofisiológico irregular.

A maioria dos atletas iniciantes não quer se esforçar o suficiente. Devem trabalhar arduamente e descansar de maneira adequada para aumentar os resultados dos esforços. Longas horas de trabalho com movimentos curtos e velozes intercaladas com períodos de atividades mais leves são o melhor procedimento.

Quatro hipóteses para esportes que necessitam de resistência extra:
  1. A resistência pode ser adquirida por meio de uma longa sequencia de corridas de velocidade intercaladas com uma corrida mais tranquila.
  2. Treinamos para obter uma resistência especifica para uma certa velocidade.
  3. Um treinamento extremio de resistência deve incluir muito mais trabalho que o normal (esse treinamento "espartano" é adequado para os campeões).
  4. Uma alteração ocasional de ritimo deve ser incluída para empregar movimentos diferentes e, em certo grau, diferentes fibras dos musculos.

Os exercicios para o desenvolvimento da resistência devem ser aumentados de forma gradual e cuidadosa. Seis semanas parecem ser o minimo para esportes que requeiram uma resistência consideravel, e esse tempo é realmente apenas o principio. O ponto alto será alcançado depois de anos.

A resistencia é perdida rapidamente se você parar de trabalhar na sua manutenção.

Gosto bastante desse livro do Bruce Lee por trazer conceitos, e me deixar trabalhar com um conceito não com um programa fechado (aprenda exercicios fisicos em 10 capitulos). Ele me da um conceito e posso aplicar isso no meu dia-a-dia e em qualquer esporte/atividade que eu praticar, ele pode ser aplicado. então fica esse texto como luz pro pessoal.

Um comentário:

Gustavo (Yue) disse...

Ultimamente, para mim, treino longo significava perca de tempo. Mas nem se compara a essa parada descrita. Era muito parado...

é bem interessante a questao de resistencia.

Uma x meu pai me disse alguma coisa do tipo:
"quando voce força seu corpo, voce está ""agredindo ele"". Ele luta para sobreviver, para isso acontecer, ele se adapta"

coisa do tipo...

mas os treinos demorados, nem sempre tinham muitas produtividade na parte de exercicios...
interessante essa parada de treinar forte, pausa, treino forte.

uma outra parada, é aquilo de pequenos esforços durante o dia, isso queria aprender mais sobre :)
umas flexões de hora em hora eheheh será que seria produtivo? :-| isso nao sei

Eu vou dar uma lida nos livros do bruce lee, gostei dos conceitos... o cara tb é pouco foda né :/ eeheheh

ultimamente nao tenho ficado muito na net :P meu pc tá dando umas pala...