logo pro blog

19 de jan. de 2007

Expandindo conhecimento...

Nessa ultima semana encontrei um livro do irmão da sofia, jogado pela casa dela, que para minha surpresa era sobre AIKIDO.

Por influencia do pai de um dos meus amigos (Bernardo), vim pesquisando uma coisinha ou outra sobre Aikido, métodos circulares, e essa coisa toda, até quase comprei um livro pra mim, mas achei que dando de presente pro pai desse meu amigo, seria de muito mais utilidade do que pra mim.

Essa semana comecei a ler esse livro, que de inicio não fazia muito ideia do que esperar, a introdução ja diz "Complemento o conteúdo desse livro com experiencias pessoais", na verdade achei que fosse um livro parecido com "Aprenda aikido em 10 lições"... até começar a ler...

De inicio o que me chamou a atenção foi a valorização da disciplina, em cima das técnicas, na verdade um depoimento sobre um conceituado professor frances que declarou não acreditar totalmente na eficiencia do Aikido, dizendo que como em todas as artes marciais existem determinadas situações que fazem com que hajam limitações, e no caso do Aikido por não existir competição talvez facilite essa conclusão, mas que a competição talvez ajude a limitar a eficiencia de outras artes, criando regras, limitando golpes permitidos, e etc..
Achei bem interessante esse depoimento, porque pra maioria dos praticantes, questionar a eficiencia da propria arte que pratica é dificil, as vezes até impossivel, a paixão toma lugar do consciente, fica dificil de enchergar isso.
Sinto muito dessa limitação causada pelas competições, dentro do Taekwondo, uma arte que tem uma grande variação de socos, chutes, defesas, técnicas de defesa pessoal, e MUITA informação, que está perdida em apenas competições, muitas vezes não entendem nem o motivo de se praticar uma arte marcial, simplesmente chutam e competem, aprendem a filosofia, e a arte apenas pra passar no exame de faixa, mes seguinte ja esqueceram.

Enfim, o que achei mais interessante até agora (to na metade do livro), é a ausencia de intenção de uso na pratica da arte, eles não se importam se é a mais eficiente, ou se vão acabar usando isso em uma situação real ou não, eles apenas treinam, educam o corpo, aprendem quedas, rolamentos e etc.. e mantém a paz de espirito, simplesmente pelo prazer da disciplina.
Confesso que estou bem admirado pelo Aikido, a filosofia dele condiz bastante com a ideia que tenho na cabeça.

Provavelmente vou postar alguns textos removidos desse livro futuramente, alguns que batem bem com a ideia que o Parkour leva, e que podem enriquecer bastante o treino de todo mundo.

Esse livro está sendo pra mim como o TAO do JEET KUNE DO, não vou sair por ai dizendo que treino JKD, mas posso trazer os conceitos retirados do Aikido para enriquecer meus treinos, e meu caminho.

frase para reflexão: :)

"O progresso vem para aqueles que treinam e treinam. A confiança em técnicas secretas não levam a lugar algum." Morihei Ueshiba







3 comentários:

Gustavo (Yue) disse...

Bem interessante.

Eu ainda não consigo enchergar direito essa questão da competição.
Até consigo entender, que são deixados vários elementos que seriam base, porem ainda não visualiazo com muita claresa.

Eu tambem não entendo muita coisa do aikido.

Frase interessante :)

A força e a determinação são os fatores que levam a gente para nossos objetivos. O treino é a base para podermos crescer neste sentido.

Soh não entendi direito a parte da confiança em técnicas secretas :S

Soilwork disse...

quando você compete você é limitado por regras, e juizes, que decidem o que voce pode ou nao executar em combate, isso limita qualquer arte, por exemplo, um taekwondista (wtf) nao pode dar soco alto em campeonatos, com o passar do tempo isso é esquecido nos treinos, e a pessoa acaba ficando deficiente nisso.

no caso do aikido, acredito que o que ele tenha passado, é que você não treinar com alguem em uma situação de campeonato (querendo ou nao é o mais proximo do real que a gente chega) você pode não se acostumar com a adrenalina, e a sensação do combate, mas você pode treinar a arte por completo sem se limitar.


confianças em tecnicas secretas eu é sobre quem acha que vai soltar uma bola de fogo no inimigo só por ficar meditando o dia todo. :)

Jarbas Rodrigues disse...

aê beto, espero os proximos posts para saber mais sobre aikido, minha vontade de se aprofundar no assunto é tão pequena que não chega a estigar a procura de informações sobre, mas como toda informação é bem vinda, manda la, valeu cara.