logo pro blog

11 de abr. de 2007

Treinando de forma inteligente.

Já comecei a escrever coisas do tipo varias vezes e nunca tive paciencia para terminar, vou tentar ser o mais breve possivel de maneira que seja facil compreender a forma com que elaboro meus treinos, para não cair na monotonia e ficar algo chato. no final de cada tipo de treino, vou tentar deixar uma dica de cada treino, e quem se sentir a vontade, tire o dia e faça:

Desde o começo, meu problema sempre foi conseguir criar métodos de treino pra mim, algo que fizesse diferença nos resultados, sair e tentar movimentos aleatórios como costumavam ser meus treinos no inicio, não trazia muito resultado, com um determinado tempo eu conseguia executar movimentos mas não tinha resistência e força, e num futuro bem próximo eu estaria com o corpo bem lesionado. Atualmente eu tento mesclar diversas formas de treino, de acordo com a disponibilidade do meu corpo, como me sinto no dia, então acabo organizando meu treino as vezes apenas na hora que chego no local, analizando como me sinto, e assim determino o que e como devo treinar.

Ouvindo o que seu corpo diz

Normalmente quando chego no treino, e começo a alongar procuro sentir se tem existem dores em alguma parte do corpo, ou fadiga muscular, a partir dai começo a ver as partes do meu corpo que estão menos cansadas, então começo a pensar como faze-las ficar cansadas, enquanto as partes ja cansadas descansam. as vezes até chego com uma meta ou um objetivo estipulado antes, mas nem sempre é o que acabo fazendo. Um exemplo bem atual foi o treino de ontem, em que pretendia fazer 200 subidas de saut de bras, acabei não sentindo minha parte superior do corpo bem, então fiz repetições de landings, precisions e quadrupedia, enquanto descansava com equilibrio.

Repetições

Um dos modos mais comuns de treinos é o de interminaveis repetições do mesmo movimento até os musculos se sentirem bem cansados, a repetição faz com que o movimento se torne mais natural e inconsciente, e quando em estagios de fadiga, exige muito mais da concentração para ser bem executado. Apesar de as vezes ser massante, gosto muito desse tipo de treino, e quando estou com muita disposição, é isso que eu escolho.

dica de treino :
100 sdp
100 sdf

(fazer de 50 em 50 equilibrando em corremãos enquanto descansa).

ou

100 passe muraille (demora muito repetição de passe mur e tem um intervalo maior de descanso quando eu treino, então quando tiro dia pra fazer isso é só isso)

Força e Resistência

Gosto muito de fazer treinos de força e resistencia, treinos que exigem muito desgaste, varios exercicios em sequencia e com pouquissimo tempo de descanso entre as series. normalmente faço algo que envolva exercicios fisicos e parkour, um exemplo bom que faço no lugar onde eu treino frequentemente é uma longa volta em quadrupedia, saindo direto para um pequeno percurso de obstaculos, e depois correndo até a barra fazendo um planche, isso conta como uma repetição, então repetindo isso até o corpo falhar. Isso é um exemplo de um treino que pode ser feito de diversas maneiras, todos envolvendo pouco descanso, e muita coisa a se fazer. Sempre improvise na forma de treinar, sempre pense em algo novo.

Dica de treino:

uma volta de uns 10 metros em quadrupedal + pequeno percurso de obstaculos + planche. repetir até falhar.


Não tenho muito tempo durante a semana para treinar, e agora?

Quando tenho pouco tempo disponivel para treinar, ou o dia foi treino de taekwondo eu exercito a parte de força em casa, antes de dormir, com exercicios convencionais como flexões barras e paralelas, tudo feito no mesmo equema anterior, varios exercicios seguidos, e pouco tempo de descanso entre um e outro.

Dica de treino parte superior: 8 Barras, 10 flexões, 10 paralelas (45segs de descanso entre uma serie e outra).

Dica de treino parte inferior: 20 Agachamentos, 10 agachamentos profundos com cada perna, 30 segundos de cadeira, flexoes plantares 20 com cada perna, 40 com as duas juntas (45 segs de descanso).

quando tenho tempo tento fazer as series até a fadiga completa, quando não faço 3 series de cada. como falei tudo depende da minha disponibilidade e de como meu corpo se sente.


Ueh e o Parkour?

Sim! eu treino "Parkour", é um dos melhores treinos, e na maioria mais cansativos de todos, crio um percurso de obstáculos com alguns elementos, de 3 a 5 coisas dependendo, e tento fazer o maior numero de vezes possivel, até a falha, normalmente descansando alguns minutos a cada 10 repetições.

Mas pra que isso?

Agora vem a parte importante de tudo isso, saber treinar!
Tenho varios amigos e conheço varias pessoas que me enviam planos de treino feitos, e organizado como em series de academia:

"Segunda 30 precisions, 30 landings, 30 agachamentos"
"terça planche, passe muraille, barras e flexões"

Particularmente, eu não gosto de estipular coisas assim pro meu treino, ficar preso a uma agenda de treino é algo que me deixa agoniado, porque as vezes posso estar sentindo as pernas melhores que os braços mas o dia é dia de treinar braços, então não vou estar condicionando minhas fraquezas, e não deixar o corpo descansar, as vezes 48hrs não são suficientes.

Outra coisa que acontece MUITO é colocar num mesmo treino agachamentos e landings, planches, passe murailles e barras, as vezes você nem se da conta, mas acaba treinando 2 vezes a mesma coisa, sem saber, de forma desnecessaria. se num dia você fez 200 landings, pra que fazer agachamentos?

pode ter ficado meio confuso tudo, mas na pratica é tudo muito simples, saia e treine, não tem tempo, treine algo rapido que não demore muito, e acima de tudo LEIA! existem otimos livros de treinamento, e condicionamento fisico disponiveis na internet é só ir atras.

Abraços


Um comentário:

Gustavo (Yue) disse...

Saber o que treinar e quando treinar.
Primeiro porque treinar ;)

Acho que eu estou conseguindo entender e aplicar essas paradas que voce descreveu :)

no final das contas, voce faz o que seu corpo e voce quer, treina mais feliz e rende :D

A nocao de desenvolvimento físico para si próprio é uma coisa muito gratificante :D

Ver seu resultado, ver seu esforço, conhecer suas limitações e viver em harmonia com elas, sempre tendo em mente a consciência corporal e seus objetivos.

Uma duvida, "... e num futuro bem próximo eu estaria com o corpo bem lesionado."
Porque?