logo pro blog

31 de mai. de 2007

Tempo?



Nós temos dito com frequência quando alguem inventa alguma desculpa para não treinar a seguinte frase: "Quem quer fazer arruma um jeito, quem não quer arruma desculpa", e tempo a grande maioria das vezes é a desculpa mais usada, porque obviamente não podemos fugir do fato de que o tempo passa, e que teoricamente não fazemos duas coisas ao mesmo tempo. Teoricamente.

A Maior desculpa de todas com unanimidade é Trabalho e Estudos, a grande maioria se queixa de que chega muito tarde em casa e que ja tem que dormir para acordar cedo no dia seguinte, de fato isso é realmente cansativo, e ninguem pode fugir desse fato, mas tenho certeza que a maioria dos que reclamam disso gastam 10 minutos para entrar no orkut e no msn, e ligam a televisão quando chegam tarde da noite na faculdade.

Quantas horas de almoço você tem por dia? quanto tempo você gasta na internet? assiste televisão? e no trabalho 100% do seu tempo é ocupado? e na escola? na faculdade? você não tem intervalo?

Concordo que obviamente isso depende muito da dedicação de cada um, e da vontade de ser cada vez mais forte e levar o corpo cada vez a um novo limite. a primeira mensagem chata desse topico é: se você diz que não tem tempo para treinar, você esta arrumando desculpa pra justificar sua preguiça. VÁRIAS pessoas que eu conheço ja usaram essa desculpa, "po to parado, faculdade, trabalho, sobra tempo pra nada", obviamente nunca parei pra discutir, e nunca fiz muita questão, mas esse artigo serve pra isso, é tudo desculpa furada.

A Segunda mensagem chata talvez seja uma coisa que muita gente, do parkour e das artes marciais, se recusam a enchergar, vai em caixa alta pra ficar bem fixo na mente de vocês cada vez que pensarem em treinar. NÃO EXISTE TREINO EFICIENTE SEM DESCONFORTO, pronto, falei. Essa é a realidade mais crua do universo que envolve qualquer tipo de treinamento fisico, não existem pilulas magicas, não existem cabos que vão grudar no seu corpo e transferir o conhecimento(matrix), não existem sistemas super eficientes que fazem você virar um super ninja da noite pro dia, não existe segredo, ou você bota a camisa pra suar, ou não sai do lugar.

Agora que vocês ja sabem de duas verdades essenciais para se treinar, vou continuar com exemplos pessoais, e de pessoas proximas, que vão me ajudar a ilustrar situações em que você pode se colocar no lugar e pensar: "é, eu realmente estou fazendo corpo mole;"


Uma coisa é certa, o tempo não para e nem volta atrás, todos os dias eu acordo e digo para mim mesmo "putz, se eu tivesse 15 anos... tudo seria diferente, eu teria mais tempo e treinaria mais.", mas o fato é que ja era, o tempo passou, você cresceu é uma pessoa cheia de ocupações e acha que não tem tempo para absolutamente nada, já que voltar no tempo você não vai mesmo, então você tem que compensar o tempo perdido.

Vou me botar como exemplo primeiro, eu chego em casa todo dia por volta de 20 pra meia noite, nos dia que estou realmente exausto, ou de ja ter treinado, ou de qualquer outra coisa relativa a rotina de trabalho, estudo, namoro, ou sei la o que, eu treino por simplesmente 30 a 40 minutos, treinos mais duros, com menos ou nenhum descanso. por exemplo essa ultima terça feira, fiz um treino de 20minutos para parte superior do corpo: 10 barras(pull-up), 10 flexoes com os cotovelos bem proximos do corpo, e 10 flexões bem abertas. Sem descanso entre um exercicio e outro, fazendo o maximo de vezes essa serie em 20 minutos, descansando cada vez menos entre cada serie pra dar tempo de fazer mais, obvio que o minimo são 3 series. isso dura 20 minutos são ÓTIMOS exercicios para a parte superior do corpo, e depois disso você toma um banho e dorme como um bebe. em 20 minutos aposto que você só liga o pc, ve alguns e-mails, e le umas 3 comunidades. ou assistiria o jornal da globo. porque não fazer isso enquanto se ouve o jornal? deixa a tv ligada.

tenho um amigo, uma das pessoas que mais me ensinou coisas sobre treinos e sobre a vida enquanto esteve aqui em brasilia, ele trabalha o dia todo, faz cursinho até quase 11 da noite, troca fralda do pequeno filho, e ainda arruma tempo para treinar, e manter tudo em equilibrio. e tem gente que ainda diz que não tem tempo

uma frase que tenho dito e repetido sempre que posso, mas que muitas vezes ninguem interpreta de forma correta, ou acha que é apenas uma frase de falsa motivação é:

"O SEGREDO DOS BONS É QUE ELES TREINAM ESCONDIDO"

Falei isso prum amigos de treino que conheci no Parkour e hoje ele treina taekwondo la na mesma academia que eu, e ontem conversando ele me disse: "aquela frase que tu me falou mudou minha vida.", então ele me contou que trabalha com autocad numa maquina tremendamente lenta, e que cada vez que pede para salvar demora por volta de 10 minutos, então ele vai pra tras das maquinas, e fica fazendo flexão até terminar de salvar, e isso tem feito muita diferença pra ele.

Aqui no trabalho, a gente (amigos) tem a politica de a cada hora fechada (em ponto) fazer 10 flexões, de bobeira, isso não demora 30 segundos, e seu chefe não vai se queixar de você ficar 30 segundos fora do seu posto de trabalho, obviamente não é um treinamento pesado e rigoroso, mas melhor que nada, há! E antes que me venham com a desculpa de que usam terno e não podem sujar, 2 caras aqui usavam terno e faziam também, usavam camisa regata por baixo da camisa social para caso suassem não sujar a blusa de fora. só to dando exemplos que tão vindo na cabeça na hora, não leve apenas a parte superior do corpo em consideração, eu trabalho no 10o andar e só subo de escadas :), quando estou com os braços cansados eu troco as flexões por 1minuto de "cadeira", ou se preferir pode fazer agachamentos.

meu mestre de taekwondo sempre diz, a dedicação tem que vir de dentro, tudo que eu disse ali não vale de nada se você não tiver dedicação. usei alguns poucos exemplos para mostrar que a qualquer hora você pode treinar e manter seu fisico, obviamente esses não são ideias de treinos de parkour, nem de artes marciais, mas você fazendo isso, ja te da bastante força e condicionamento e não deixa seus treinos concentrados num final de semana só, atleta de final de semana, só se machuca.

A Mensagem final de tudo isso é que você precisa saber treinar, em qualquer lugar, independente do tempo que você tem livre, sempre da pra treinar. Outros exemplos rapidos? em 20 minutos você consegue fazer 100 landings e 100 precisions, se fizer 10 flexões de minuto em minuto, ja são 200, da pra fazer pelo menos 50 passe murailles bem feitos, correr 3km, muito quadrupedal, exercicios com pesos, e localizados então, da pra fazer zilhoes.

"Tempo nunca vai ser desculpa para não treinar ou não se alimentar direito." Arnold Schwarzenegger

ps: esse texto vai pruma sessão do blog onde vou botar artigos relacionados a treino, é um projeto que estou montando para mim e amigos, e por enquanto ainda chamamos de Soldado Universal, mais informações depois

7 comentários:

Gustavo (Yue) disse...

Realmente a maior desculpa é tempo.
Quem quer treinar de verdade, ou realmente gosta de treinar, treina em qualquer canto :)

Legal o post, passa bem sua experiência e vivência.

Arteba disse...

Eu ja dei essa desculpa de estudo e trabalho varias vezes hahahaha...realmente as mais usadas.
comcordo em 100% do que vc escreveu beto.

Anônimo disse...

beatiful.. como de costume..

ps: braço quebrado.
:/

Anônimo disse...

Putz!, kra! esse artigo vai salvar meus treninos! hahaha, a mto tempo eu nao treino, e cara, eu sou 90% atoa, eu nao faço nada a não ser, acordar 14 hras da tarde, almoçar e ficar no PC até 4 da manhã, ( agora são 02:14 da manhã), e dormir pra acordar as 14 outra vez!, e sempre digo que " não tenho tempo" haha, vou agora mesmo fazer uma série de exercicios pra poder acordar amanhã e treinar com um amigo que vai amanhã mesmo! ahha vlw kra! abraço!

Jarbas Rodrigues disse...

supimpa, beto...

tava conversando com o r2 agora a pouco, daí disse que "eu tava meio sem tempo" daí ele mandou eu ler isso aqui, agora discordo do que eu disse antes... (tenho todo o tempo do mundo) haha. mas nunca deixei de treinar por conta de tempo, passei ums 4 meses treinando as 5:00 da manhã.

muito legal o texto, certamente vai abrir os olhos de muita gente.

thanks soilwork.

Caio disse...

cara muito bom este artigo... vc esta de parabens

hehehehe acho que apenas as pessoas bem dispostas leram o artigo.. as preguiçosas... q sao as mesmas que arrumam desculpa.... viram que era muito grande... e nem leram


(quase fiz isso hehe)


a preguiça eh o maior inimigo do homem... e soh podemos combate-la com nossa melhor arma.. q vem de dentro de nos mesmos que se chama

FORÇA DE VONTADE


abraços

Carlos Alexandre disse...

A carapuça me serviu como uma luva!

Eu tbm quase morro de preguiça...
Estou recuperando um tornozelo machucado e sempre deixo os treinos pra depois.

Ainda bem q tem gente bem disposta e com bons argumentos como estes q são profundamente inspiradores e nos põe de pé e pronto para a ação!

O texto ta demais, como sempre.
Valeu pelo incentivo, vou me lembrar disso tudo durante o treino!