logo pro blog

3 de set. de 2007

Barefoot Experience

A uns meses fiz meu primeiro post sobre a experiência de correr descalço, e por acaso acabei falando que não queria que isso virasse costume, pois é me enganei.

De la pra cá comecei a experimentar por varias vezes corrida descalço e por fim removendo os tênis nas minhas corridas de final de semana.
O Contato do pé com o chão proporciona uma sensação única e inexplicável. Nas primeiras vezes os pés começam a formigar depois de um tempo, e a ardência é meio que inevitavel e esse é normalmente que considero a hora de parar, tudo é um processo e o corpo precisa se adaptar, andar descalço é de nossa natureza mas nós acabamos nos privando disso ao longo dos anos então devemos ir progressivamente nos acostumando. Ontem durante a corrida fiquei pensando como correr descalço me trás muito mais prazer do que com tênis, e como não consigo mais me imaginar correndo de tênis.

Hoje resolvi pesquisar mais afundo e encontrei algumas coisas realmente muito interessantes sobre isso no final das contas encontro mais prós do que contras na corrida descalço, e a maioria das coisas que li só faziam resalvas a cortes, e perfurações nos pés, risco que pode ser facilmente controlado, num dos sites encontrei isso aqui:

"Enquanto médicos alertam que corrida descalço pode levar a lesões, defensores dizem que
treinar descalço ajuda a corrigir a postura, e reduz lesões nos pés, canela e musculos."

Isso me lembra que o Rodrigo comentou algo sobre estar correndo descalço minimizou as dores de canelite dele. Ainda na mesma reportagem encontrei esse trexo bem interessante:

"Não existe ainda muito estudo sobre treinar descalço, mas pesquisas mostram que o uso de tênis nos exercicios gastam mais energia, e que pessoas correndo descalço gastam 4% menos oxigênio do que corredores de tênis. Outra pesquisa mostra também que Atletas descalços naturalmente compensam a falta de amortecimento e pisam de forma mais macia e controlada que corredores de tênis, sofrendo menos impacto e desgaste no resto do corpo. Corredores descalços também tendem a pisar com o meio do pé, o que pode melhorar a corrida, e reduzir lesões."

O Artigo também fala muito sobre vários treinadores que estão incentivando atletas a treinarem descalços para melhorar sua postura de treino e coisas do tipo, e também mostra que fabricantes famosas de tênis já estão se preocupando com essa nova "moda" e estão criando modelos que simulem essa liberdade de correr descalço vide: http://www.vibramfivefingers.com. Apesar de não gostar da idéia de ter de adquirir algo para simular a sensação e prazer de andar descalço, e não diretamente andar descalço, talvez seja para pessoas que não querem se preocupar com bolhas e coisas do tipo, vai entender né.

Uma outra coisa deveras intrigante é esse trecho:

"Uma serie de estudos de uma pesquisa canadense concluiu que tênis fortemente amortecidos estavam mais propensos a causar lesões do que tênis mais simples, eles também concluiram que tenis mais caros ocasionavam duas vezes mais lesões do que tênis mais baratos. Os dados não são conclusivos. Talvez seja porque compradores de tênis mais caros são mais propensos a lesões ou mais ativos, e mais a frente adquirindo lesões."

Única razão convencente para não corrrer descalço foi sobre os portadores de diabetes, que tem uma dificuldade maior de se recuperar de ferimentos e cortes, e que os mesmos podem até perder o membro dependendo do grau de inflamação.

O artigo é do wallstreet journal, e pode ser lido em: http://www.active.com/story.cfm?story_id=13182 (ingles)

Mais sobre corrida descalço:
http://www.sportsci.org/jour/0103/mw.htm

7 comentários:

2Gui disse...

Nasci sem ténis. Método natural hem? heheh

herick neves disse...

confesso que correr sem tenis pra mim como estudante de medicina é meio estranho pq o tanto de coisa que pode ocorrer sem o tenis, como cortes doenças e tal... por enquanto continuo com meu tenis, mas uma vez ou outra no parque pode ate ser.
Mas nada definitivo...

Gustavo (Yue) disse...

hehehe e eu ainda tenho que parar de ficar andando calçado :P

Anônimo disse...

Correr descalço = vida!

Anônimo disse...

Site brasileiro de corredores descalço pro pessoal ae...

http://pes-descalcos.org/run/

Arteba disse...

sempre andei descalço ..ate hoje jogo bola na rua da minha vó no paralelepipedo e ate´no asfalto esfolante..hauehaue..mas o melhor mesmo é caminhar descalço na terra.

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado