logo pro blog

7 de fev. de 2008

Go Hard or Go home!

Na semana passada saiu uma matéria da revista veja que já ouvi falar bastante. A Matéria trata de um assunto cada vez mais comum principalmente para quem é adepto de uma rotina de treinos mais rígida e disciplinada. O Excesso de treinamento.

A Matéria tenta mostrar os problemas causados pelo excesso de exercicios físicos e caracterizam isso como uma doença uma especie de vício, uma sindrome parecida com a anorexia denominada de vigorexia, mas ao contrário da anorexia a pessoa nunca está satisfeita com seu vigor físico, com o tamanho dos musculos, e sua rotina de treinamento sempre parece pouca.

Uma coisa é fato, o pesquisador nunca entende o motivo desse esforço todo
e na maioria das vezes acaba tratando tudo como disturbios e inconsequencia.
O Artigo diz que quem não é atleta de elite e treina mais de 6 horas por semana
já pode se considerar um excessivo, viciado em exercicios físicos.
Acho que o grande erro já começa nessa divisão categorias, particularmente
acredito que a diferença entre amadores e profissionais seja ganhar a vida
com aquilo, muitas vezes amadores treinam até mais que profissionais.
Acho que o difícil é o povo entender os objetivos, cada ser humano tem metas e
objetivos e assim é nos esportes e atividades físicas em geral.

Um Funcionário trabalha 8 horas por dia, quando não faz várias horas extras, e várias
vezes no final de semana, deixa de viajar por causa da empresa ou passar meses fora pela empresa, tira férias quando o trabalho permite mesmo quando vencido o tempo, e não quando é confortavel pra ele. Mas isso é normal, o mundo é assim, se não quiser trabalhar procura outro emprego que tem gente querendo, e assim todo mundo acha isso normal e comum, na verdade é bem dificil achar um empregado que não sofra dessas caracteristicas. Então te acham excessivo por ir treinar 2/3 horas por dia encaixando nos horarios livres.

A Reportagem fala sobre deixar de fazer as coisas prazerosas para ir treinar, mas se o cara sente prazer em treinar? Se o cara não toma cerveja porque estraga a dieta dele?
Se o cara não joga video-game, é porque sabe que poderia aproveitar o tempo de forma mais saudavel?

Ao fim da reportagem no site da veja ele cita alguns perfis de atletas de elite, que sofrem com lesões e tratamentos
pelo treinamento excessivo, mostrando a atividade que eles praticam, e as lesões que adiquiriram. Eu poderia fazer a mesma coisa com pessoas que não praticam atividades físicas. Os problemas que a disciplina rigida de treinamentos trás são minusculos quando comparados com os males causados pela obesidade por exemplo

Doenças causadas pela obesidade:

Cardiovascular: insuficiência cardíaca congestiva, alargada e seu coração Arritmias associadas e tonturas, cor pulmonale, veias varicosas, E embolia pulmonar Endócrino: síndrome de ovário poliquístico (SOP), distúrbios menstruais, e Infertilidade Gastrointestinais: doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), fígado gordo Doença, colelitíase (cálculos biliares), hérnia, e cancro colorectal Renal e genitourinary: incontinência urinária, glomerulopathy, Hipogonadismo (masculino), cancro da mama (feminino), cancro do útero (feminino), Stillbirth Integumento (pele e anexos): esticar marcas, acantose nigricans, Linfedema, celulite, carbuncles, intertrigo Musculoesqueléticas: hiperuricemia (que predispõe a gota), imobilidade, Osteoartrite, lombalgia Neurológicas: AVC, meralgia paresthetica, cefaleias, do túnel do carpo Síndrome, dementia10. ^ [10] Respiratório: dispnéia, apnéia obstrutiva do sono, hipoventilação Síndrome de Pickwickian syndrome, asma Psicológicos: depressão, baixa auto-estima, órgão dysmorphic disorder, Estigmatização social

O Bem por trás da disciplina

Por menor que pareça, os beneficios da disciplina rigida de treino são maiores do que os problemas. Pessoas que treinam com mais rigidez e disciplina, se alimentam melhor, não consomem alcool nem drogas, não fumam, dormem mais cedo e acordam mais cedo, são mais dedicados nos estudos e trabalho do que as pessoas normais, fazem amizades nos meios que frequentão, então raramente vão se envolver com más pessoas.
Mas não preciso de nenhuma pesquisa do IBGE para dizer que atletas de final de semana
só se machucam, Pessoas que vão para academia regularmente mas sem disciplina, ou desistem depois de alcançar a "meta" ou são propenso ao uso indevido de anabilizantes e steroids, querendo um resultado maior com um curto espaço de tempo, e com menos esforço.

Não é dificil ver que os riscos de lesões por excesso de treino, como tendinites, dores musculares, fraturas e etc... São facilmente resolvidos se levarmos em consideração o outro lado da moeda, a disciplina dos treinos vai muito além da estética e do resultado do corpo, o aspecto mental, e a qualidade de vida são presentes nesse pacote.
como diria bruce lee "Antes treinar demais, do que de menos."

10 comentários:

Thiago Lima disse...

Não acredito que alguem que ande de bicicleta queira pender para algum dos dois lados.

Obrigado pelos curativos, amigo. Saudades de vocês.

Mauricio disse...

È isso ae Beto...ótimo post...O proprio Bruce Lee q foi um dos maiores ícones das atividades fisicas prefiria treinar demais a treinar de menos heheheh e o kra foi um dos melhores!!!

~nati. disse...

É por isso que eu não gosto da veja, eles fazem matérias muito bobas. Tratar o prazer em treinar como distúrbio é ridículo, se o cara treina sem gostar ele não dura muito, se ele gosta de treinar, parabéns, não tem porque ficar em casa comendo chocolate e assistindo novela das 8. Essas frescuras modernas... é aquela coisa que a gente fala sempre "imagina escravo antigamente dizendo que tá com overtraining".

Gustavo Caixeta disse...

literalmente, a veja no presta...

eu por exemplo, AMO alongar, é a atividade física que eu mais gosto :)
alongo umas 2h por dia ehehe (atoa eu né HAuAHuHAA)

grandes palavras do M Bruce :)

tiagotgc4 disse...

Nati nao precisa necessariamente ser escravo muitos trabalhadores como pedreiros por exemplo pegam pesado 8h por dia ou até mais como o beto falou ai no texto.

muito bom o texto eu aconselho ler a materia da veja e depois reler o post ai entende melhor do que ele ta falando.

Arteba disse...

nati +1, e belo texto beto, como sempre.

Rachacuca disse...

We'll pump.. you up..

foda isso, nego tem preguiça de fazer atividade e fala q qm faz demais tem doença..

a Veja é uma bosta..
igual Globo, Roberto Marinho, MTV e essas merdas..

tô puto, tô puto, tô puto..
[mode conrad off]

Anônimo disse...

parabens otimo post!
botou em palavras algumas ideias q eu tinha...

keep posting! ;)

Edi disse...

se eu perder meu emprego a culpa eh sua por me prender neste blog

bjus amore !

Jarbas Rodrigues disse...

ótimo texto, ótimo ponto de vista tambem, outro dia, lembra quando nós conversavamos sobre a obesidade?!
como sempre, seus textos me fazem refletir e treinar cada vez mais.

valeu, Beto.