logo pro blog

2 de set. de 2008

A Arte da Guerra

Budo, Wushu, Martial Arts, Arte Marcial. Marcial de Marte, Deus da guerra. Em todos os idiomas, tudo se remete a um único significado, Habilidade de se defender, durante um combate.

Existem centenas de estilos, e escolas variadas, cada uma com uma particularidade, surgindo a partir de uma necessidade especifica em comum.

A Lenda diz que tudo surgiu com um monge indiano, Bodhidharma, que em suas peregrinações era atacado por saqueadores, e a partir do conhecimento milenar dos monges sobre medicina, e o corpo humano, desenvolveram métodos para derrotar oponentes mais fortes que eles, nascendo assim o ideal que podemos chamar de Jiu-Jitsu (Brazilian Jiu-Jitsu é outra coisa).

Essa é a história contada sobre a origem das artes marciais, se é verdade ou não, ninguém pode dizer, pessoas bem informadas no assunto costumam dizer que essa história nunca existiu, e eu acho que pode não ter existido mesmo. Mas mesmo assim prefiro contar essa história para as pessoas e deixar as artes marciais mais deslumbrante do lado de fora, assim como deve ser.

As artes marciais tem sido alvo do exagero cinematográfico durante anos, desde que Bruce Lee apareceu nas telas trazendo o seu Kung Fu para as telonas do mundo todo. Nesse processo muito do que eram as artes marciais acabaram se mistificando, perdendo sua identidade e criando um ar sobrenatural e sobrehumano ao redor das artes e suas técnicas, enquanto as artes marciais não passam de puro treino, e física aplicada.


Não sei se algum sábio disse isso, mas sempre tenho essa frase na minha cabeça, e acho que algum sábio já deve ter dito isso alguma vez: "Tudo é treino".

Artes Marciais cinematográficas trouxeram toques da morte, técnicas secretas mortais, artes ninjas, homens voadores, pessoas mais rápidas que balas, homens que conseguem derrotar exércitos sozinhos, e tudo isso. a partir de agora você vai entrar no caminho da verdade, se não quiser descobrir sobre o que artes marciais realmente são pare por aqui.

Mitos marciais existem aos montes, e NADA que você ver sobre artes marciais que seja "fora do humano" você deve acreditar, a maior parte é enganação, a outra metade é ação inconsciente das pessoas que acreditam tanto, que aquilo acaba funcionando. Um bom exemplo disso foi o famoso Kiai master, que sem sequer tocar nos adversários leva os ao chão apenas com o poder do "Ki" (Energia Vital), Acredito que esses mestre vem de uma linhagem de mestres onde todos acreditam nesse tipo de situação, fazendo o psicológico agir, e assim realmente acreditarem nisso, mas o Kiai Master enfrentou um lutador de MMA (Antigo Vale Tudo) e o resultado não foi favoravel para o mestre do Ki. É complicado de achar que o próprio mestre se ache um enganador, aceitar um desafio contra um lutador experiente, sabendo que é um enganador, seria muita burrice.

Mas o tempo foi passando e artes marciais se estabelecendo no mundo. A Regra básica para a criação de uma arte marcial acabou se assemelhando muito com a criação de religiões, você não concorda com algo, e acha que pode adicionar ou remover algo que vá fazer diferença, então você cria uma arte nova, e com seu próprio nome legal. Tudo isso seguia de uma forma muito bacana até perceberem que artes marciais podiam render algum retorno e fama, ser faixa preta de uma arte marcial virou algo tão almejado que existia a lenda de que faixas preta deveriam ter registro na policia como armas brancas(vai entender).

Mas as pessoas vão entendendo o mistério por trás das arte, e sentindo vontade de desmistificar isso, trazendo a tona as artes mais eficientes, e com menos elementos sobrenaturais. É o caso do antigo Muay Thai.

Considerada uma das artes mais antigas e violentas existentes até hoje o Muay Thai se tornou praticamente um estilo inevitável no meio dos lutadores profissionais de MMA. Com técnicas brutas, e sem "firulas", O Muay Thai tomou lugar de várias outras técnicas de luta em pé (como chamaremos os strikers) raros são os lutadores de outras artes marciais que conseguem se sair bem contra um BOM lutador de Muay Thai (com suas ressalvas, obvio). e Então, a partir de 1920, surgia em solo tupiniquim, uma arte marcial que mudaria por completo o panorama das lutas no mundo, o Jiu Jitsu da família Gracie, atualmente Brazilian Jiu-Jitsu.
Até o meio dos anos 90, era quase impossível alguém derrotar um Gracie dentro de um ringue, grapplers de todos os estilos se aventuraram contra as técnicas do Brazilian Jiu-Jitsu, do Wrestling ao Catch-as-Catch-Can, ninguém conseguia derruba-los, até com 30 quilos a mais, os Gracie sempre saiam na melhor. De lá pra cá, muita coisa mudou, o Brazilian Jiu-Jitsu se tornou popular no mundo todo, e para entrar em qualquer campeonato de MMA, o pré-requisito se tornou a panelinha, BJJ+Muay Thai, e quase nenhum bom lutador, escapa dessas caracteristicas. (Ressalva Fedor, e Crocop)

Aonde quero chegar com isso?

O Vale Tudo, ou MMA, goste ou não, veio como um divisor de águas no mundo das Artes Marciais, agindo mais ou menos como uma forma de Seleção Natural. Apesar de fanáticos apaixonados inventarem mil desculpas, você não vê kung fu shaolin lutando em um octagon, ou um ninja? apesar das técnicas ditas mortais, tudo isso não surte efeito quando você está de frente com um adversário real, e o pior, que sabe lutar tão bem ou melhor que você.



Escolhendo uma arte marcial

Certo, você não quer lutar num ringue de vale tudo, e seu possível adversário na rua não é o Crocop nem o Wanderlei Silva? então vamos pensar com lógica.
O Primeiro ponto sobre escolher uma arte marcial, é tentar definir um objetivo "palpável" através dela. Decida se você quer perder peso, aprender habilidades novas, saber técnicas, ou se defender na rua, isso vai ser um passo importante na sua escolha.

Vale lembrar que no final das contas, independente do objetivo, qualquer arte deve tratar de colocar você em contato com um oponente, mesmo que de brincadeira, caso contrário quando isso acontecer, você não vai fazer nem idéia de como funciona isso na vida real. Não adianta nada treinar 10 anos de Kung Fu Shaolin, saber dar 20 tipos de mortais, e não conseguir defender sua esposa de um agressor.

Defesas pessoais, nunca, posso colocar isso em caixa alta e negrito se você preferir, NUNCA, conheci um sistema de defesa pessoal que fosse realmente eficiente como fazem questão de dizer as propagandas. O Krav-Magá no Brasil acabou ganhando uma imensa publicidade, e fama do que era feito em Israel, num treino que tecnicamente, e fisicamente são inigualáveis. No pais, existem vários outros sistemas como o Kombato, e que clamam ser o mais completo e eficiente em situações reais, mas todos usam sistemas de torção presentes em QUALQUER arte marcial, e supostas técnicas eficientíssimas de defesa pessoal, como dedo no olho, chute no saco, e assim vai.
Pense comigo, eu treino taekwondo a anos, dou uma serie de mais de 1000 chutes por dia, sei que o saco é um lugar sensível, você realmente acha que preciso treinar especificamente chute no saco, para saber a hora de usar isso? Acredito que qualquer um que consiga chutar um rosto, tem capacidade de acertar um saco em uma luta.

Sistemas de defesa pessoal fazem algo que deveria ser criminoso, fazer com que o aluno acredite que em poucas semanas, vai conseguir se defender de um atacante, e mais, encorajam através de suas propagandas, a reação a assaltos e a abordagens envolvendo armas. NUNCA JAMAIS TENTE NADA CONTRA ALGUÉM ARMADO

Então quando for escolher alguma arte marcial, tenha em mente que o minimo que ela precisa fazer é te ensinar a se defender de situações básicas e inevitáveis. Procure se informar sobre a fama do instrutor, internet e comunidades do orkut sobre artes marciais contém informações sobre diversas artes tidas como picaretas onde você pode pesquisar sobre a arte de sua escolha.
Ao escolher uma arte marcial, lembre-se claramente que você optou estudar sobre a cultura do país de origem sobre aquela arte, e que sem isso nada faz muito sentido, e o aprendizado se torna vazio. Procure escolher artes marciais mais conhecidas, e que não tenham o clamor de ser a mais eficiente de todas, a maioria das vezes isso é um indicio de picaretagem. Tente encaixar o prazer do treino, com a qualidade de vida, Artes como aikido funcionam muito bem para pequenas situações da cidade grande, e trazem uma boa filosofia pacifica, e prega a não-violência, fazendo diferença dentro e fora do tatame. Especificidade versus Generalidade, ao escolher uma arte saiba que artes que treinam de tudo, fazem tudo pior do que um especifico, o ninjutsu atual por exemplo, ensina soco, chutes, torções, quedas, armas e etc... Mas nunca vão chutar melhor que um taekwondista, socar melhor do que um lutador de boxe, ter quedas melhores que um judoca, e assim por diante.

No final das contas, faça algo que te agrade, e que te faça bem, saiba os seus objetivos dentro da arte, e desde que eles sejam alcançados como esperado, aceite e seja feliz. E lembre-se, na maioria das vezes não depende da técnica, e sim do preparo e treino do Artista Marcial.

ps: Não vale a pena brigar por besteiras, uma vida só vale o risco, se existirem outras vidas em jogo. Paz é sempre a melhor saída.

Um comentário:

Duddu Rocha disse...

Foi engraçado ler esse texto porque eu sou 100% ignorante tanto na prática de artes marciais como quanto ao conhecimento delas.

Gostei de ler sua opinião.
Abração.