logo pro blog

5 de set. de 2008

Campeonato Mundial de Freerunning


Li várias coisas sobre o campeonato mundial de freerunnning nesses ultimos dias, após o acontecimento do evento, vários jornais ainda divulgaram como campeonato de Parkour, e outras pessoas parece que não compreendem ainda o poço que existe entre o Parkour e o Freerunning.

Primeiro eu queria dizer que não tenho absolutamente nada contra uma competição de freerunning, e que acho que devem sim fazer, porque o objetivo é criar percursos criativos, e com movimentos bastante estéticos, o que no final ainda trazem umas boas quedas que são super divertidas de assistir.

Parkour e Freerunning tem andado junto e se mostrando diferente apenas para os que conhecem um pouco mais a fundo as duas coisas. Mas a verdade é que trata-se de coisas completamente diferentes, Parkour mais direto e eficiente, Freerunning mais estético e criativo, por isso não vejo nada agressivo ao parkour, existir um campeonato de freerunning, alias, seria muito inocente da minha parte ignorar essa possibilidade. Porque vamos admitir, freerunning é muito mais atrativo visualmente do que o Parkour.

Muito se falou do João "Nose" Flavio do PKMAX participando dessa competição, e várias opiniões acabaram saindo por ai. Eu participo de campeonatos de artes marciais, e nem por isso sou um melhor ou pior tracer. Assim como o taekwondo, acredito no freerunning como uma outra modalidade completamente diferente do Parkour, e aposto que se o povo visse o Nose, competindo na ginástica olimpica, ninuém ia falar: "achei que não tinham competições no Parkour.".

Sei que é complicado pra quem está de fora diferenciar uma coisa da outra, são coisas que estão caminhando lado a lado, até por culpa dos praticantes, mas cansei de me irritar com esse tipo de coisa, hoje acredito que o nosso trabalho é mostrar a distancia que uma coisa tem da outra, e deixar quem gosta assistir e participar.

Nenhum comentário: