logo pro blog

30 de jan. de 2007

Menos explosão, mais técnica..

Tenho buscado um jeito de executar os movimentos, e golpes de uma forma mais limpa, sem o "Momentum", obviamente isso torna tudo mais dificil, e precisa de muito mais dedicação e treino. Vejo muita gente fazendo varias coisas, muitas delas altamente impressionantes, mas tudo por impulso e por risco, raramente por técnica.

Estou treinando para executar tudo da forma mais tranquila, e menos afobada possivel, tem sido muito complicado.. ser limpo. Tenho treinado os chutes mais "firulados" do taekwondo, com mais jeito e precisão, meu "Tora Dollyo" tem mais formato, e mais técnica, não preciso explodir de uma vez pra acertar, e minha abertura dinamica esta quase total.

Pretendo até o fim de março lançar um "demozinho" com artes marciais, e talvez alguns movimentos na rua, e coisas assim, mas quero algo bem arrumado.

tipo assim:



To pensando se vou fazer uma especie de "briga de rua" ou algo mesclando técnicas de artes, muay thai, boxe ocidental, taekwondo. quero ter tempo pra bolar algumas coreografias de combate, isso é algo que acho bem interessante e devo treinar muito.

22 de jan. de 2007

treinos e treinos

Me sinto numa das melhores fazes relacionadas a Parkour, desde que comecei a treinar...

Tenho treinado em intensidade bastante alta, todos os dias faço alguma coisa, como tenho treinado com muita gente de fora
todos os treinos são intensos e pesados, depois de 2 semanas com essa rotina, nesse sabado meu corpo ja começou a pesar, fiz pouco mais de 100 sdp, e treinei a subida do saut de bras, meu corpo ja estava muito quebrado, fazia as coisas, mas a resposta ja não era mais a mesma, é sinal de que preciso descansar.

Domingo acordei bem, mas bem cansado, por mim nem treinava, mas como tinha visita de fora, resolvi ir treinar, acabei fazendo uns 50 sdp de bobeira, e fiquei equilibrando num corremão por algum tempo, fiquei brincando de fazer uns girinhos numas mesas la, fazia tempo que eu não girava um spin, mas as pernas ja estavam acabadas.

fora algumas coisas que me chatearam o treino foi bacana.

hoje vou treinar lutinha de chutinhos, sinto vontade de treinar lutinhas, espero que o corpo aguente, estou exausto!


Btw, terminei de ler o livro de aikido, livro muito bom, e muitos conceitos interessantes a serem aproveitados, conforme for desenvolvendo textos aqui, vou criar referencias...

[]'s

19 de jan. de 2007

Expandindo conhecimento...

Nessa ultima semana encontrei um livro do irmão da sofia, jogado pela casa dela, que para minha surpresa era sobre AIKIDO.

Por influencia do pai de um dos meus amigos (Bernardo), vim pesquisando uma coisinha ou outra sobre Aikido, métodos circulares, e essa coisa toda, até quase comprei um livro pra mim, mas achei que dando de presente pro pai desse meu amigo, seria de muito mais utilidade do que pra mim.

Essa semana comecei a ler esse livro, que de inicio não fazia muito ideia do que esperar, a introdução ja diz "Complemento o conteúdo desse livro com experiencias pessoais", na verdade achei que fosse um livro parecido com "Aprenda aikido em 10 lições"... até começar a ler...

De inicio o que me chamou a atenção foi a valorização da disciplina, em cima das técnicas, na verdade um depoimento sobre um conceituado professor frances que declarou não acreditar totalmente na eficiencia do Aikido, dizendo que como em todas as artes marciais existem determinadas situações que fazem com que hajam limitações, e no caso do Aikido por não existir competição talvez facilite essa conclusão, mas que a competição talvez ajude a limitar a eficiencia de outras artes, criando regras, limitando golpes permitidos, e etc..
Achei bem interessante esse depoimento, porque pra maioria dos praticantes, questionar a eficiencia da propria arte que pratica é dificil, as vezes até impossivel, a paixão toma lugar do consciente, fica dificil de enchergar isso.
Sinto muito dessa limitação causada pelas competições, dentro do Taekwondo, uma arte que tem uma grande variação de socos, chutes, defesas, técnicas de defesa pessoal, e MUITA informação, que está perdida em apenas competições, muitas vezes não entendem nem o motivo de se praticar uma arte marcial, simplesmente chutam e competem, aprendem a filosofia, e a arte apenas pra passar no exame de faixa, mes seguinte ja esqueceram.

Enfim, o que achei mais interessante até agora (to na metade do livro), é a ausencia de intenção de uso na pratica da arte, eles não se importam se é a mais eficiente, ou se vão acabar usando isso em uma situação real ou não, eles apenas treinam, educam o corpo, aprendem quedas, rolamentos e etc.. e mantém a paz de espirito, simplesmente pelo prazer da disciplina.
Confesso que estou bem admirado pelo Aikido, a filosofia dele condiz bastante com a ideia que tenho na cabeça.

Provavelmente vou postar alguns textos removidos desse livro futuramente, alguns que batem bem com a ideia que o Parkour leva, e que podem enriquecer bastante o treino de todo mundo.

Esse livro está sendo pra mim como o TAO do JEET KUNE DO, não vou sair por ai dizendo que treino JKD, mas posso trazer os conceitos retirados do Aikido para enriquecer meus treinos, e meu caminho.

frase para reflexão: :)

"O progresso vem para aqueles que treinam e treinam. A confiança em técnicas secretas não levam a lugar algum." Morihei Ueshiba







12 de jan. de 2007

Ahhh it feels so good to be back!


Treino...

Treinei taekwondo todos os dias dessa semana, muita barra, e fisico também...
domingo fiz um treino muito bom de landings e precisions, to muito feliz com os resultados, espero que tudo continue progredindo assim.


Tenho saido do taekwondo as 10 da noite quase todo dia, treinando muito, muita repetição, exercicios de chutes, não podia estar me sentindo fisicamente melhor, hoje/sextafeira, vou tirar o dia para descansar, tem um bom tempo que não descanso direito, antes que meu corpo comece a gritar, vou parar né :)
"se você nao para, o corpo para você" não sei se inventei isso da cabeça ou se li em algum lugar.

Meus treinos de parkour tem se resumido a precisions, landings, subidas/planche, e equilibrar em corremãos, e nada tem trago mais resultado que isso, me sinto 100%, acho que to na melhor forma que ja tive, e só tende a melhorar.


Essas semana promete, treinemos!

Way damn good :)

2 de jan. de 2007

Hosin Kyorugui!

Demonstração de luta em defesa pessoal bem interessante, vale a pena dar uma assistida quando tiver tempo.